A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou, nesta quinta-feira, 12, a lista com os 500 estudantes selecionados para o Programa “Prontos pro Mundo”, intercâmbio inédito do Governo do Estado de São Paulo.
Nove dos estudantes selecionados no programa são da área da Diretoria Regional de Ensino – Região de Fernandópolis.
São eles: Otávio Augusto dos Santos Vieira de Populina; Nicole Ramalho Jota de Fernandopolis; Mariana Gutierrez Dias de Pedranopolis; Maria Clara Rodrigues Gomes de Araujo de Mira Estrela; Miguel da Silva Freitas de Macedônia; Ana Laura dos Santos Silva de Meridiano; Maria Vitória Alfiniti de Souza Silva de Indiaporã; Breno Silveira Pereira de Ouroeste e Fernanda Barbosa Vitoriano de Magda.
“Hoje é um dia de muita emoção nas escolas com alunos que conquistaram a sua vaga no primeiro intercâmbio internacional da rede estadual de ensino. Estamos muito orgulhosos da dedicação de nossos estudantes. Diretores e diretoras das escolas estaduais estão relatando a inspiração instantânea que essa divulgação tem causado em outros estudantes, que têm a comprovação em seus colegas que este é um sonho possível”, comenta o secretário da Educação Renato Feder.
O intercâmbio do “Programa Prontos pro Mundo” terá duração de três meses, será 100% gratuito, com todos os custos e organização providenciados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Itens como documentos pessoais (passaporte, visto), matrícula na escola, material didático, hospedagem, aulas, traslados no Brasil e no exterior e passagens aéreas serão cobertos.
Os alunos receberão também verbas para custos que antecedem a viagem e uma bolsa intercâmbio para suas despesas pessoais durante a estadia no exterior. Esta é a primeira vez que alunos da rede estadual paulista são beneficiados com intercâmbio internacional.
São cinco destinos previstos: Austrália, Canadá, Grã-Bretanha, Irlanda e Nova Zelândia. Durante o período, os estudantes serão matriculados em escolas de Ensino Médio (high school) locais e ficarão hospedados em casas de família. A expectativa é que o embarque da primeira turma seja no início do ano de 2025.
Uma nova seleção será feita ainda este ano para outras 500 vagas do programa, com embarque previsto para o segundo semestre de 2025. A seleção será composta por etapas de provas e as outras regras estabelecidas por edital.