Começou no estado de São Paulo a última campanha de vacinação contra a febre aftosa. A partir de 2024, o estado passa a ser considerado zona livre de aftosa sem vacinação
A campanha iniciada este mês prevê a vacinação de animais com até 24 meses contra a febre aftosa. Em maio passado, foram vacinados todos os animais.
Começou nesta quarta-feira, 1º, a última campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado de São Paulo o que corresponde a aproximadamente 5 milhões de animais em todo o Estado.
O prazo para imunização do rebanho se encerra no dia 31. O produtor tem até o dia 7 de dezembro para declarar a vacinação.
O criador que deixar de vacinar e de comunicar a vacinação estará sujeito a multas. São R$ 171,30 de multa por cabeça que deixar de vacinar e R$ 102,78 por cabeça que não for comunicada.
O Ministério da Agricultura e Pecuária, em cumprimento ao Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, decidiu que São Paulo, após a etapa de novembro de 2023, passa a suspender a vacinação contra a doença.
A medida faz com que São Paulo se torne zona livre da doença sem vacinação, assim como já ocorreu com o Distrito Federal e estados como Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.