Saúde

SP realiza semana de mobilização contra dengue



SP realiza semana de mobilização contra dengue

Com a volta das chuvas, a Secretaria de Saúde de SP, realiza a Semana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses, de hoje, 11, até sábado, 16. A ação nesta época é considerada essencial para prevenir e conscientizar a população, municípios, organizações públicas e privadas sobre as ações de prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Até 5 de novembro deste ano, o Estado registrou mais de 2 milhões de casos e 1.899 óbitos provocados pela dengue. Fernandópolis, segundo o painel da Dengue de SP, registra até 1.925 casos de dengue, com um óbito confirmado.

A iniciativa, em parceria com os municípios paulistas, tem o objetivo de antecipar e alertar sobre os riscos da doença, principalmente, devido às mudanças climáticas causadas pelo aumento de temperatura, chuvas e umidade – condições que contribuem para que as transmissões de arboviroses prosperem mais rapidamente e em novos locais.

Em 2024, o Governo de São Paulo anunciou investimentos de mais de R$ 20 milhões como parte das medidas de enfrentamento à doença. Os recursos foram anunciados pelo Centro de Operações de Emergências (COE) e investidos na compra de 6 mil litros de adulticida, de medicamentos e insumos, de repelentes, de equipamentos de nebulização, além da abertura de novos leitos.

A Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou, também, capacitações aos trabalhadores da saúde dos 645 municípios por meio de cursos e treinamentos online para manejo clínico, organização dos serviços, e atendimento para arboviroses.

Para ampliar a transparência no acesso aos dados, o Governo lançou duas importantes ferramentas: o Painel de Monitoramento da Dengue (dengue.saude.sp.gov.br) e o portal dengue100dúvidas.