Geral

“Street Boys” vence no Mapa Cultural Paulista



“Street Boys” vence no Mapa Cultural Paulista
Vitorioso nas etapas municipal e regional, o grupo de dança fernandopolense Street Boys foi um dos vencedores da edição 2007/2008 do Mapa Cultural Paulista. A entrega do prêmio aconteceu dia 11 de maio, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Disputando na modalidade dança, ao lado de 11 equipes de várias regiões do Estado, o grupo de Fernandópolis ficou entre os cinco finalistas, que farão uma turnê pelo Estado até o final do ano, com despesas pagas pela Secretaria de Estado da Cultura, além de receber um cachê por apresentação.

“O grupo é muito grato pelo apoio recebido da administração municipal”, disse Leandro dos Santos, coreógrafo e diretor do grupo.

O Mapa Cultural Paulista foi criado em 1995 para identificar e ressaltar a produção cultural do interior do Estado de São Paulo. Através dele a Secretaria de Estado da Cultura promove intercâmbio entre artistas das diferentes regiões, valoriza e descobre novos talentos.

Durante a realização do evento, são selecionados artistas das 13 regiões administrativas do Governo do Estado, incluindo litoral e Grande São Paulo, para participar de atividades culturais distribuídas em três fases. Em todas elas os artistas que se destacam apresentam seus trabalhos, primeiro no município de origem, depois na região em que está inserido e, na final, que é chamada de fase estadual, se apresentam na capital paulista.

O grupo de dança de rua Street Boys de Fernandópolis foi formado em 1993, com apenas seis integrantes. Hoje conta com 13 membros três mulheres e dez homens.

Em seu currículo, o grupo acumula títulos em festivais municipais, regionais e estaduais, além de ficar entre os primeiros colocados em competições nacionais. Participante de vários festivais, o grupo desenvolve um projeto de aprendizagem de dança que agrupa 32 adolescentes, aprendendo gratuitamente as noções básicas da street dance. O projeto é uma iniciativa da Diretoria Municipal de Cultural em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.