Saúde

Superada “onda ômicron”, boletim da Covid-19 agora é semanal



Superada “onda ômicron”, boletim  da Covid-19 agora é semanal

Fernandópolis voltou a registrar números de casos de Covid-19 anterior à explosão da variante Ômicron em janeiro. Até o último boletim divulgado no dia 20, o mês de abril havia registrado 33 notificações positivas da doença. Em janeiro, o número de casos conhecidos no mês chegou a 5.229. Em dezembro, antes da onda, foram 54 casos notificados.

Em janeiro, só em dois dias, o número de casos positivos foi de dois dígitos: dia 3 – 43 casos; e dia 25 – 59 casos. Nos demais dias, a contagem foi acima de uma centena de casos conhecidos.

Superada a “onda ômicron”, o Comitê de Contingenciamento em Combate a Covid-19 da Prefeitura de Fernandópolis decidiu, por unanimidade, que o boletim de casos da Covid-19 passa a ter divulgação semanal e não mais diária, como vinha ocorrendo.

“O informativo será publicado todas as segundas-feiras a partir das 18h e também nos dias em que forem constatados óbitos ou em demais datas consideradas necessárias pela Secretaria Municipal da Saúde”, diz a nota divulgada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura.

“A mudança acontecerá em virtude da diminuição dos casos diários e controle da doença no município e no país, embora as ações de combate e tratamento ao Covid continuem a ser realizadas ativamente em Fernandópolis”, acrescenta a nota.

Para o médico infectologista Márcio Gaggini, a explicação está no sucesso da campanha de vacinação.   

“Os números estão mostrando a eficácia da vacina, é só olhar o tanto de casos que tivemos com a variante Ômicron e o número de óbitos, felizmente, foi bem menor. Nós estamos vendo o quanto a vacinação está sendo boa para o Brasil com a queda dos números. E temos a vacina disponível”.

O número de mortes com a variante ômicron também está em queda. Foram 10 mortes em janeiro, 11 em fevereiro, 8 em março e 4 em abril até o dia 20.