A Secretaria de Estado da Saúde anunciou, na última segunda-feira, um projeto para avaliar a satisfação dos usuários de 600 hospitais que prestam assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa tem a finalidade de monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário, reconhecer os bons prestadores, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão eficiente da saúde pública. Será possível avaliar o grau de satisfação com o atendimento recebido, nível do serviço e qualidade das acomodações, além do tempo de espera para a internação.
As unidades com melhores avaliações serão premiadas pela Secretaria. Já as unidades com avaliações insatisfatórias receberão orientações técnicas e terão os profissionais treinados pelo Estado. Em caso de irregularidades, os hospitais poderão ser penalizados com multa, perda de auxílio financeiro e até mesmo o descredenciamento junto ao SUS.
Cerca de 200 mil pacientes que estiveram internados nos hospitais conveniados ao SUS em novembro do ano passado serão os primeiros a receber pelo correio um formulário personalizado de pesquisa. O documento conterá os dados pessoais de cada paciente, hospital pelo qual passou, período de internação, data da alta, motivo do tratamento e valor pago pelo SUS, além de perguntas específicas sobre o atendimento. O paciente receberá um código de identificação e poderá responder a pesquisa gratuitamente pela internet, correio ou por telefone.
A administração da Santa Casa de Fernandópolis ainda não foi informada oficialmente pela Secretaria da Saúde sobre como funcionará o provão na cidade. Segundo o provedor da Santa Casa, José Sequini Júnior, a medida da Secretaria de Saúde do Estado caminha de acordo com o que já tem sido realizado pela instituição.
"Essa foi excelente e está em conformidade com o que a Santa Casa de Fernandópolis tem implementado. Ficamos muito felizes em saber que os hospitais, que terão boas avaliações, poderão ter um aporte maior de recursos.
Ele disse que a Santa Casa efetua pesquisas desde ano passado junto aos clientes por meio do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e da Ouvidoria, que fica junto ao Pronto Socorro.