Saúde

Taxa de ocupação na UTI de Fernandópolis cai para 16,6%



Taxa de ocupação na UTI de Fernandópolis cai para 16,6%

Após semanas com ocupação acima de 80% e com picos de até 100%, a UTI da Unidade II da Santa Casa de Fernandópolis que atende apenas pacientes diagnosticados com Covid-19 ou classificado como caso suspeito baixou para 16,66% nesta quinta-feira, 9.

São seis leitos de UTI, sendo que nesta quinta, apenas um dele está ocupado por um paciente que já foi diagnosticado com a doença. Na enfermaria, existem mais seis pacientes, sendo que três deles estão classificados como casos suspeitos para Covid-19. Até o início da semana, havia uma preocupação muito grande por parte dos profissionais da Sáude, do Secretário Ivan Veronesi e do prefeito André Pessuto sobre o risco de colapso do sistema.

Já o médico infectologista Márcio Gaggini entende que essas oscilações de mais ou de menos casos é temporária e que, portanto, as medidas para evitar o risco de contaminação devem sem mantidos.

Outra grande preocupação das autoridades, sobretudo dos comerciantes e do prefeito Pessuto é que, em virtude da alta do número de novos casos positivos e registro constante de óbitos por coronavírus, o município de Fernandópolis regresse para a fase vermelha do Plano São Paulo ao invés de avançar para a fase amarela, o que daria mais flexibilidade para o comércio, incluindo a reabertura de alguns segmentos que ainda seguem fechados.

A resposta sobre a regressão ou avanço no cronograma de fases do Plano São Paulo será conhecida ainda hoje por meio do pronunciamento do governador João Doria que fá um pronunciamento a partir das 12h30 no Palácio dos Bandeirantes.