Geral

Técnicas de produção leiteira ganham destaque no “Dia de Campo”



Técnicas de produção leiteira ganham destaque no “Dia de Campo”
Realizou-se no último dia 13, quarta-feira, na Estância Batista, em Fernandópolis, o “7º Dia de Campo”, do Projeto Agricultura Familiar como base para o desenvolvimento de propriedades leiteiras. O objetivo do evento, promovido pela CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral -, regional de Fernandópolis, foi a troca de informações e o debate de assuntos técnicos ligados à pecuária leiteira, para aprimorar conhecimentos e aumentar os ganhos com a atividade.

O evento reuniu 300 participantes, na sua maioria produtores rurais, mas também técnicos e representantes de empresas ligadas à pecuária leiteira, que montaram 11 estandes com produtos voltados à produção de sêmen e maquinários utilizados na pecuária. O produtor José Antônio de Oliveira Mello, que está no ramo há 30 anos, produz 45 mil litros de leite por mês e escoa toda a produção para a empresa Nestlé. Para ele “é importante esse tipo de evento para que os produtores conheçam novas tecnologias e se integrem na troca experiências”.

A programação começou às 9 horas da manhã, com um café reforçado e uma visita demonstrativa da propriedade e a apresentação dos dados e das empresas expositoras. Houve um almoço e as atividades recomeçaram no período da tarde com as palestras: Manejo Preventivo de Bezerras, ministrada pelo médico veterinário Cláudio Camacho Pereira Menezes, da CATI de Turmalina; em seguida o engenheiro agrônomo da CATI de Valentim Gentil, Ricardo de D. Pereira e o engenheiro agrônomo da CATI de Jales, Valdecir Segura Pinotti, proferiram a palestra Gerenciamento da Propriedade Leiteira – Custos de Produção. A última palestra foi realizada pelo médico veterinário Elcio Renê Crepaldi, da CATI de Indiaporã, e abordou o tema Manejo Nutricional do Rebanho. Os participantes encerraram as atividades com um café da tarde.

Os 12 municípios que pertencem a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de Fernandópolis produzem juntos 52 milhões de litros de leite por ano. “A região de Fernandópolis é considerada a segunda maior representação leiteira do estado, com uma produtividade que gira em torno de 1.500 litros de leite por hectare/ano. A realização desses eventos, como o dia de Campo, tem o propósito de fazer com que as informações técnicas oferecidas pelos palestrantes possam ajudar o produtor rural a aumentar a produção, pois o ideal para a nossa região é de 20 mil litros de leite por hectare /ano, ou seja, quase 14 vezes a mais do que a produção atual”, explicou o engenheiro agrônomo da CATI-Fernandópolis, José Sabino Júnior.