Geral

Técnico pede que mídia divulgue Censo Agropecuário



Técnico pede que mídia divulgue Censo Agropecuário
Durante a reunião entre os agentes do IBGE e os membros da comissão censitária, realizada na última terça-feira em Fernandópolis, o técnico em informações geográficas e estatísticas Rômulo Gasparini da Cunha, pediu aos jornalistas que “divulguem ao máximo o significado do Censo Agropecuário de 2007”.

Rômulo, que é o coordenador de sub-área do censo na região de Fernandópolis, acredita que os recenseadores poderão ter dificuldades para obter informações dos proprietários ou arrendatários de terras, já que podem pensar que tais informações poderão ser usadas contra eles.

“Essas informações são absolutamente sigilosas e não serão repassadas a ninguém”, garante. “O IBGE quer apenas obter dados reais, concretos, que permitam uma compreensão da realidade do nosso meio agrário”.

O técnico explicou que os recenseadores que trabalharão na zona rural terão, além do crachá de identificação, uma bolsa de nylon com os dizeres: “Censo 2007 IBGE”. “É importante que o recenseador seja identificado com segurança”, aconselhou.

O coordenador de área Aparecido Donizetti Guirao recomenda que os proprietários não entreguem nas mãos de ninguém documentos como escrituras, contratos e apólices: “Nossos técnicos só vão anotar informações passadas verbalmente, eles não precisam e nem devem pedir qualquer tipo de documento”, esclareceu.