Geral

Técnicos do Samu se reunirão em Votuporanga com prefeitos do Noroeste Paulista



O prefeito Carlos Eduardo Pignatari e o Deputado Federal João Eduardo Dado de Carvalho anunciaram na tarde desta quarta-feira (04/04) que está confirmada a visita de uma equipe técnica do Samu/192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) a Votuporanga. A data prevista é o dia 1º de junho em local ainda a ser definido.

A Prefeitura de Votuporanga organizará o evento que pretende reunir representantes de cerca de 70 municípios do Noroeste Paulista que tenham como interesse a implantação do Samu nas suas cidades. Serão convidados prefeitos, presidentes de Câmaras e secretários e coordenadores da área da saúde.

As informações completas sobre o projeto, documentações e o que é necessário para que cada cidade receba o Samu serão expostas pela coordenadora nacional do Samu, Irani Ribeiro Moura e pelo técnico do Ministério da Saúde, Ricardo Cury.

A iniciativa da implantação do Samu na região partiu do deputado Dado e do prefeito Carlos Pignatari, com base em indicação feita no dia 05 de fevereiro deste ano pelo vereador de Votuporanga, Mehde Meidão Slamon Kanso.

O Samu é um programa do Governo Federal que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência. Com o Samu/192, o governo está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

“Desde que assumi a Prefeitura tentava trazer esse serviço para cá. Em Votuporanga, estruturamos a rede básica de saúde e agora com o ajuda de um deputado da nossa cidade vamos trazer isso para a região, mas queremos fazer isso em todos os outros municípios da nossa região”, disse o prefeito.

Nesta tarde, o anúncio da visita técnica foi compartilhada pelo prefeito e o deputado com o chefe de gabinete, Cabo Valter Benedito Pereira, com os secretários Diogo Mendes Vicentini e Flávio Liévana e com os vereadores Meidão, Gaspar e Elinton Sette.