Saúde

Testes conferem que vacina do Butantan é a mais segura em fase final no Brasil



Testes conferem que vacina do Butantan é a mais segura em fase final no Brasil

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 19, que a vacina contra o coronavírus em desenvolvimento pelo Instituto Butantan é a mais segura em fase final de testes no Brasil. Estudos clínicos com nove mil voluntários com idade entre 18 e 59 anos no país mostram que apenas 35% tiveram reações adversas leves após a aplicação, como dor no local da aplicação ou dor de cabeça. Não houve qualquer registro de efeito colateral grave durante a testagem.

As reações mais comuns entre os participantes do estudo após a primeira dose foram:

Dor no local da aplicação - 19%

Dor de cabeça - 15%

Na segunda dose, as reações adversas mais comuns foram;

Dor no local da aplicação - 19%

Dor de cabeça - 10

Fadiga - 4%

Febre baixa foi registrada em apenas 0,1% dos participantes e não há nenhum relato de reação adversa grave à vacina até o momento.

Cronograma

Segundo o Governo de São Paulo, a previsão é de que até dezembro, o Butantan receberá 46 milhões de doses da Coronavac, sendo 6 milhões de doses da vacina já prontas para aplicação. Outras 15 milhões de doses devem chegar até fevereiro de 2021.

A vacina desenvolvida entre a Sinovac e o Butantan é uma das mais promissoras do mundo. Ela utiliza tecnologia já conhecida e amplamente aplicada em outros imunizantes produzidos pelo Butantan.