Geral

Títulos de “Ilustre Regional” e “Municipal” pertencem a irmãs fernandopolenses



Títulos de “Ilustre Regional” e “Municipal” pertencem a irmãs fernandopolenses
As irmãs Aline e Karina Costa Menis de 18 e 15 anos, são os orgulhos do pai Luís Roque Menis e da mãe Justina B. Costa Menis. Como todos os pais, eles sentem orgulho por terem criado filhas estudiosas e aplicadas. No entanto, o estudo e a educação não são os únicos motivos de tanto orgulho.

Aline e Karina fazem parte da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas. Há cerca de um mês, Karina ganhou o título de Ilustre da cidade de Fernandópolis, título que pertenceu a sua irmã, que é, desde novembro de 2007, a Ilustre Regional – desde que a Past Ilustre Regional Layanne Caparroz lhe passou a coroa. É chamada de Past a garota que já foi Ilustre e passa a coroa a uma nova nomeada. Aline representa e orienta meninas das cidades de Votuporanga, Rio Preto, Birigui, Fernandópolis e Jales, o que é uma grande honra considerando seus trabalhos sociais e de caridade em Fernandópolis e região.

“As meninas do Arco-Íris são garotas boas em busca do bem-estar da sociedade. Sempre buscamos fazer caridade. Todas são selecionadas com muito cuidado pelas próprias meninas já presentes”, disse Karina.

Ela explica que a ordem não é um grupo muito aberto. É necessário um perfil para pertencer ao grupo. Todas as garotas (que devem ter de 11 a 21 anos) realizam trabalhos voluntários. Também é necessário ser uma garota centrada, estudiosa que tenha boa convivência com a família.

“Nós nos chamamos de irmãs. Para ser Arco-Íris não é preciso ser filha de maçom e não é uma religião, como muita gente pensa”.

A Ilustre de Fernandópolis conta que teve experiência em uma grande assembléia regional, onde se reúnem todas as Arco-Íris da região. Elas se unem em cidades que tenham condições de abrigar a todas para que possa ser realizada a Assembléia de Posse e Iniciação. Na Assembléia de Posse é coroada a nova Ilustre, que permanece por seis meses na gestão da Ordem. Na Iniciação são apresentadas de nove a onze meninas indicadas pelas próprias Arco-Íris que farão parte da ordem e vão trabalhar para o bem de pessoas carentes. Foi em uma dessas assembléias que deram a Karina e Aline o orgulho de representarem Fernandópolis e região.

“Minha irmã é a grande Ilustre regional, me orgulho muito dela, é uma coisa muito gostosa ver todas aquelas meninas trabalhando com um único objetivo, que é servir a comunidade com amor”, declara Karina.
Dona Justina, mãe das “ilustres”, relata que participar da Ordem não é brincadeira e nem caminho para aparecer em colunas sociais. As meninas do Arco-Íris trabalham duro e na maior parte do tempo em segredo, pois seu objetivo é ajudar as pessoas e não se promover como pessoas.

Embora Karina seja a Ilustre da cidade, todas as decisões são tomadas em grupo através da votação. Ela tem um pai amoroso, José Afonso Cáfaro e uma mãe preceptora, Virgínia Cáfaro, que representam todos os pais dentro da Ordem.

“Tem uma mãe que representa todas as mães, que é a mãe preceptora. Elas têm também o pai amoroso. Para as reuniões serem abertas é necessária a presença de um maçom. Aline fez parte da primeira geração da assembléia em Fernandópolis. Eu fui agraciada por elas terem sido convidadas”, explica a mãe orgulhosa.
Ser Ilustre é uma honra, uma vez que, para ser indicada a menina precisa ter um histórico de dedicação, presença e trabalho.

A Ordem Regional das meninas do Arco-Íris aconteceu graças a Ivete Russo Leite, deputada do Brasil e Suprema, segundo Karina, entre as meninas.

“Ela sabe a ritualística dos Estados Unidos, ela é a mãe de todas. Para uma ordem ser aberta é necessária a presença dela. Graças a ela tudo isso aconteceu. Somos gratas também a todas as lojas, Benjamim Reis, Castro Alves e a Fraternidade Fernandopolense. Elas cedem o templo maçônico pra guardarmos nossos apetrechos e realizarmos reuniões”, disse a Ilustre.


Projetos solidários
Desde que recebeu a coroa da Past Ilustre de Fernandópolis Taís Mininel, Karina não demorou a iniciar seus trabalhos como a nova Ilustre da Ordem das Meninas do Arco-Íris de Fernandópolis. Ao lado das outras Arco-Íris, ela tem visitado a Casa da Sopa Auta de Souza. Na primeira visita que ocorreu na semana retrasada, as meninas levaram massa de modelar para interagir com as crianças.
“Esperávamos de 20 a 30 crianças e apareceram 54. Foi maravilhoso, muito bom, lá tem um parquinho, nos divertimos mais que as crianças. Foi uma coisa maravilhosa, é uma pena não podermos visitar os lugares todos os dias”.

Ela explica que é necessário conciliar as visitas com as reuniões que servem para decidir os trabalhos.
A Casa da Sopa é o projeto principal das meninas para a Gestão de Karina. Ela explica que escolheu um único grupo para ajudar e fazer um trabalho contínuo já que isso não ocorreu antes.
“Escolhemos esse lugar porque ele atende a crianças de cinco bairros diferentes que vão a pé até a Casa para receber comida. É uma emoção que não dá pra explicar. É um trabalho que ajuda tanto a eles como a nós por perceber como mudamos para melhor”.
As meninas do Arco-Íris têm o apoio total das mulheres da maçonaria Estrelas do Oriente e do presidente do Conselho da Assembléia Luz do Amanhã, Ângelo Rogério Gusson.