Geral

Todos os pais do mundo em apenas um ambiente



O Dia dos Pais começou a ser comemorado em Spokate, nos Estados Uni-dos, em 1910. A idéia partiu de uma mulher, Sonora Louise Smart Dodd que, após ouvir um sermão do Dia das Mães, questionou o fato de não haver um dia dedicado aos pais. Ela queria homenagear o próprio pai, um veterano da Guerra Civil, que criou os seis filhos sozinhos após a morte da esposa.
No dia a dia, é possível encontrar pais tão heróis como o de Sonora Louise. O melhor é que não é preciso procurar muito. Em um mesmo ambiente de trabalho existem vários exemplos. Em apenas dez minutos de conversa pela Secol Materiais para Construção, onde atualmente trabalham 127 funcionários, encontramos todos os tipos de pais: o herói, o palhaço, o construtor, o pai espelho, enfim, homens que tiveram a chance de provar que são os maiores pais do mundo na lembrança cari-nhosa de seus filhos.
A consultora de cores Luciane da Silva Rocca lembra que o pai, Vitor Rocca encontrou uma maneira bem diferente e eficiente de fazê-la comer alface. “Eu era pequena e ele falava que meus olhos iriam ficar verdes como os dele se eu comesse a verdura. Meus olhos não ficaram verdes, mas eu adoro alface”, lembrou Luciane com um grande sorriso nos lábios.
Já a vendedora Queila Angélica de Paula, recorda que o pai, Dioraci Mesquita de Paula, alegrava os quatro filhos de uma só vez, numa boa e verdadeira bagunça. “A gente ria muito quando ele fazia cócegas nos joelhos de cada um dos filhos. Era muito bom!”, disse com carinho a vendedora.
Para a empresária da Secol, Irene Pinotti Sequini, o pai, João Pinotti Filho, só foi verdadeiramente feliz após ver que todos os oito filhos cresceram e se tornaram cidadãos do bem. “Isso era motivo de muita alegria para ele. Todas as pessoas que meu pai encontrava na rua, ele festejava. Quando nós da família íamos até a casa dele, mesmo estando dormindo, meu pai acordava e nos recebia com um grande sorriso e os braços abertos”, completou Irene.
Vitor Rodrigues Alegrini, encarregado de manutenção, lembra do dia em que ganhou sua primeira bicicleta. “Meu pai, Fernando Alegrini Junior, me incentivava a levantar e continuar pedalando, todas as vezes que caia. Sei que hoje ainda posso contar com ele, pois se eu cair, ele vai me levantar”, falou Vitor Alegrini.
A vendedora Luana Cristina de Lima Silva lembra-se de quando era criança e o pai, José Rivaldir Lima da Silva, após o turno de trabalho, chegava de madrugada com as mãos cheias de caixas de morango, fruta favorita da filha. “A gente comia tudo de madrugada. Ainda sinto o gosto especial daqueles morangos”, recordou a vendedora.
Gisele da Costa Muniz Souza, professora de inglês da Secol Materiais para Construção, não conteve as lágrimas ao lembrar do seu pai, João Mauricio Muniz. “Meu pai é diabético, no ano em que iria me formar em direito, ele perdeu parte dos pés. Um dia estava fazendo curativo nele e disse que ele iria ficar bom para entrar comigo na minha formatura. Assim aconteceu. Caminhando com passos lentos e com muita dificuldade, mas com uma grande emoção no coração, ele me conduziu até a realização do nosso sonho”, disse emocionada Gisele Souza.
O vendedor Edson Antonio dos Santos Rastelli recorda que o pai, Donizete Aparecido Rastelli, fez de tudo por ele, desde a compra de bens materiais até a for-mação do seu caráter. “Tenho muito amor e gratidão pelo meu pai”, completou o vendedor.
José Sequini Junior, empresário da Secol, conta que teve em casa o exemplo do pai herói. “Meu pai, José Sequini, não media esforços para tornar os sete filhos homens e mulheres de respeito e qualidade. Ele conseguiu. Nós nos espelhamos nele para também criar os nossos filhos”, disse o empresário.
Com esses exemplos é possível ver que pais com todas as qualidades do mundo podem se reunir em apenas um ambiente de trabalho.


Dia dos Pais no Mundo

Em Portugal (assim como na Itália) o dia escolhido para homenagear os Pais é o dia 19 de março que é também o Dia de São José.
Na África do Sul e Austrália, festeja-se o Dia do Pai no segundo domingo de setembro.
Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais, esse dia é celebrado na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou; os festejos compreendem ações como fazer piqueniques e passear com os filhos.
Na Argentina é festejado no terceiro domingo de setembro, neste dia as famí-lias juntam-se e praticam várias atividades de lazer.
No Canadá é festejado no dia 17 de Junho.
Na Grécia comemorá-se no dia 21 de Junho.
Na Rússia não existe a denominação Dia dos Pais. A comemoração é no dia 23 de Fevereiro e é chamada de “o Dia defensor da Pátria”.