Dra. Eliane Cervantes
(Médica Nutróloga da Clínica Top Body)
Soroterapia nada mais é do que infundir na veia nutrientes que teoricamente teriam que ser ingeridos por nós e absorvidos pelo nosso intestino e viajar por nossa corrente sanguínea para chegar ao seu sítio de ação. Soroterapia também consiste em dar ao organismo substância que vão proporcionar um reequilíbrio do corpo, desinflamando, eliminando radicais livres ou metais pesados.
A grande pergunta é: isto é necessário mesmo? Por que não ingerir por boca?
Vamos lá, o mundo muda numa velocidade incrível e nós estamos perdendo nossa saúde nessa mudança, principalmente por falta de nutrientes ou por intoxicação do nosso organismo.
Toda vez que ingerimos ou entramos em contato com alguma substância que nosso corpo não reconhece como natural, muitas reações acontecem. Alimentos industrializados, ricos em açúcares, corantes e conservantes por exemplo, alteram toda a flora intestinal e altera também a parede do intestino (a mucosa) e está por sua vez perde a agilidade de absorver os nutrientes que o organismo precisa tanto para repor como para limpar o organismo.
Um outro grande problema é o uso de medicamentos que interferem na absorção dos nutrientes e neste caso também a reposição por via oral não supre as necessidades do corpo. Por exemplo, quando se faz uso de uma medicação para gastrite por longo período ou uso de álcool o organismo tem dificuldade de absorver algumas vitaminas e minerais dentre eles vitaminas do complexo B e ferro, causando cansaço, dor no corpo e futuramente um possível problema neurológico já que o complexo B é essencial para uma condução neurológico adequada.
Quando o intestino já está com alguma disbiose ou hipermeabilidade que são condições onde ele não consegue absorver adequadamente os nutrientes não temos uma boa resposta com o uso de vitaminas via oral.
Quantas vezes se faz a reposição de vitaminas para queda de cabelo e não se vê resultado, muitas vezes essas vitaminas nem se quer são absorvidas.
Outra situação é quanto absorvemos de tudo que comemos? Existem medicamentos e nutrientes que a absorção intestinal não passa de 10/20% sendo necessário doses muito altas para ter resultados eficientes. Substâncias como a cúrcuma, coenzima q10 e glutationa são de difícil absorção e muitas vezes perdem a credibilidade por realmente não fazerem efeitos, não por não ser bom, mas por não ser absorvido e não chegar onde deveriam para agir e trazer bons resultados.
Quantas vezes uma dor aguda nas costas precisa ser tratada com injeção porque o comprimento não melhora? Dá mesma forma acontece com vitaminas, minerais, antioxidantes, antiglicantes e outras substâncias que usamos na Soroterapia. Quando são entregues na corrente sanguínea em doses adequadas são capazes de trazer equilíbrio ao metabolismo, são capazes de restaurar funções como do fígado, intestino, nervos e músculos e outros. Também conseguimos na Soroterapia otimizar ganho de massa muscular, massa óssea, perda de peso e muitas outras funções.