Geral

Trabalhadores fazem concentração diante do Mozaquatro/IFC/Frigoestrela



Trabalhadores fazem concentração diante do Mozaquatro/IFC/Frigoestrela
Funcionários do antigo Frigorífico Mozaquatro, que há vários dias aguardam em vão pelo recebimento dos salários e estão com o futuro indefinido, se reuniram novamente na manhã desta segunda-feira em frente às instalações da empresa, na Avenida Expedicionários Brasileiros, em Fernandópolis.
Os trabalhadores se mostravam revoltados com a proposta de rescisão contratual feita pelo empresário e deputado federal Vadão Gomes, proprietário do Grupo Estrela Alimentos, que fez acordo com a International Food Company (IFC) no processo de recuperação judicial da empresa.
A IFC era arrendatária das instalações do Frigorífico Mozaquatro, dono do imóvel. O Mozaquatro fechou as portas depois de uma intervenção da Polícia Federal, na chamada “Operação Grandes Lagos”, cujo objetivo era o combate à sonegação no setor.
Depois de alguns meses de inatividade, o frigorífico voltou a trabalhar pelas mãos da IFC, que contratou os funcionários do antigo ocupante da planta frigorífica. Porém, meses depois a IFC decidiu se afastar de Fernandópolis.
A esperança dos funcionários demitidos era que o Grupo Estrela Alimentos, cujo carro-chefe é o Frigoestrela, de Estrela D’Oeste, assumisse a planta de Fernandópolis. A assinatura do compromisso aconteceu em meados de maio, perante o juiz Heitor Miúra, da 2ª Vara Cível da Comarca. De acordo com o documento, o Estrela Alimentos assumiria a responsabilidade pelos encargos trabalhistas e previdenciários a partir de 1º de maio de 2008, data a partir da qual também responderia pela folha de pagamento. Contudo, no início de junho, não ocorreu o pagamento aos trabalhadores.