Religião

Tradição é mantida com carreata e benção dos motoristas



Tradição é mantida com carreata e benção dos motoristas
Benção para os motoristas será na Rua São Paulo, ao lado da Igreja Matriz

Dia do Motorista é comemorado anualmente em 25 de julho. Esta data é uma homenagem aos profissionais que trabalham com o “pé na estrada”, seja transportando mercadorias ou pessoas.

Neste ano, a data ganhou um componente extra pela busca de proteção com o padroeiro da categoria, São Cristóvão. Se em anos anteriores, a preocupação era com os perigos das estradas e a violência, neste ano o caminhoneiro tem outro motivo de apreensão: o coronavírus.

A pandemia que assola o Brasil há quatro meses criou uma série de dificuldades para os motoristas que não pararam e continuam viajando pelo país. Longe de casa e da família, sofrem para garantir uma boa alimentação e descanso por conta das restrições impostas pela pandemia e travam uma luta diária para evitar a contaminação. Adoecer longe de casa ou trazer o vírus para dentro do seu lar é um risco permanente.

Por isso, neste dia 25 de julho, Dia de São Cristóvão – padroeiro dos motoristas – é dia de renovar a fé e pedir proteção extra. “Ter fé é importante para a proteção de todos, mas temos que ter a consciência de que devemos ser motoristas consciente”, disse o padre Natalino Sérgio Araújo que comandará a celebração de hoje.

A festa ocorre seguindo protocolo de segurança em meio a pandemia. A concentração continua na Praça da Brasilândia a partir das 17 horas neste sábado. A orientação é que as pessoas permaneçam nos veículos e utilizem máscaras. A celebração presencial não será realizada como em anos anteriores.

“A concentração será em frente à Igreja da São Luiz Gonzaga, onde, através de um carro de som faremos uma oração e ministraremos a benção a todos que estiverem ali. Depois sairemos em carreata até o centro da cidade e na Rua São Paulo, ao lado da Igreja Matriz acontecerá a benção dos veículos, dos motoristas e de todas as famílias”, explicou o padre.

A Festa de São Cristóvão neste ano terá caráter solidário e vai arrecadar alimentos para a Pastoral Humana. “Sejamos também solidários e façam sua contribuição trazendo um alimento não perecível para ser doado para ajudar os mais carentes. Aqueles que também queiram ajudar nosso Seminário Diocesano Nossa Senhora da Assunção, terá a possibilidade de doar em espécie, ajudando a formação de nossos seminaristas queridos por todos nós”, pediu o pároco.

Em Fernandópolis, a festa do motorista é uma tradição de mais de 30 anos. Este ano, a data coincide com o final de semana, quando os caminhoneiros estão de volta para suas casas e podem reunir a família e participar do encontro. O evento é organizado em parceria pela Igreja Católica, Rádio Difusora e Rádio Educadora Santa Rita.

 

Padre Natalino comandará a celebração