O trem iluminado que compõe o projeto “Rumo ao Natal”, da concessionária Rumo, começará a percorrer a região a partir de segunda-feira, 2, e passa por Fernandópolis na terça-feira, 3.
O projeto é feito pela Rumo em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Em todo o Estado, serão percorridos 90 municípios até o dia 22 de dezembro. As locomotivas C30-7, General Electric Transportation, sendo uma da Rumo e outra da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, percorrerão mais de 1.900 quilômetros no interior, no Litoral e na Capital.
No total, foram utilizados mais de 1.500 metros de fitas LED na decoração do trem.
Segundo a Rumo, o projeto reúne durante a sua passagem mais de 1 milhão de pessoas na soma de todo o Estado. Segurança A empresa orienta para que o público mantenha distância segura de 15 metros da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem; escolha um local seguro para registrar suas selfies e imagens; nunca tente tocar ou subir nas locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados. É preciso também atenção redobrada com as crianças.
O trem parte de Santa Fé do Sul na segunda-feira, às 19 horas e passará por
Três Fronteiras, Santana da Ponte Pensa, Santa Salete, Urânia e Jales, onde pernoitará. No dia seguinte, parte de Jales às 19 horas, passando por Estrela d’Oeste, Fernandópolis, Meridiano, Valentim Gentil até Votuporanga. Estima-se que o trem passará por Fernandópolis entre 20 e 21 horas.
Nos anos anteriores, milhares de pessoas acompanharam a passagem do trem iluminado em todo o trecho da ferrovia que corta Fernandópolis, especialmente na região da antiga estação ferroviária, hoje Museu de Paleontologia.
O trem sai na quarta-feira, 4, de Votuporanga e segue até Mirassol. Na quinta-feira, passa em Rio Preto onde está programada uma atração cultural com a apresentação do grupo "Derico 4teto", que conta com a participação de Derico Sciotti, ex-saxofonista do Programa do Jô, Fábio Santini na guitarra, Cláudio Machado no contrabaixo elétrico, Christiano Rocha na bateria e Werner Heilig na produção.
O trem encerra sua jornada no dia 22 de dezembro em Mogi das Cruzes.