Geral

Trimestre registra queda de 32,8% nos acidentes de trânsito em Fernandópolis



Trimestre registra queda de 32,8% nos acidentes de trânsito em Fernandópolis

Segundo os novos dados do Infosiga SP, sistema do Governo de São Paulo gerenciado pelo Detran.SP e Programa Respeito à Vida, divulgados nesta semana, Fernandópolis registrou queda de 32,8% no número de acidentes de trânsito no primeiro trimestre deste ano na comparação com igual período do ano passado. Contudo, o número de acidentes fatais no no período (janeiro, fevereiro e março) aumentou. Foram quatro mortes este ano contra uma no ano passado.
De acordo com o Infosiga, foram registrados 98 acidentes de trânsito entre janeiro e março desde ano (38 em janeiro, 33 em fevereiro e 27 em março). No primeiro trimestre de 2020, foram 146 acidentes (janeiro 43, fevereiro 48 e março com 55).  O primeiro trimestre de 2021 foi impactado por medidas restritivas por conta da pandemia. No ano passado, o impacto foi a partir da última semana de março, o que pode justificar a queda nos acidentes, devido e menor circulação de veículos.
Dos acidentes registrados este ano, 45 foram colisões, principalmente envolvendo motos. Também houve o registro de três atropelamentos.
O número de óbitos foi maior este ano (quatro) em comparação com o mesmo período do ano passado (um). Três acidentes ocorreram no trecho da Rodovia Euclides da Cunha que corta o município e envolveram bicicleta, motocicleta e atropelamento de pedestre. A quarta morte envolve acidente com caminhão. A vítima mais jovem tinha entre 18 e 24 anos e o mais velho, entre 75 e 79 anos. No ano passado, houve registro de apenas uma morte no período, envolvendo uma colisão com moto na rodovia.
Na região, houve queda de registros de acidentes. Nos três primeiros meses deste ano, a redução é de 13% dos acidentes, comparado ao mesmo período do ano passado (2.117 contra 2.444) e aumento de 6% dos óbitos (52 contra 49).