Saúde

UBS’s retomam os atendimentos médicos e odontológicos no período noturno



UBS’s retomam os atendimentos médicos e odontológicos no período noturno

Suspenso desde o início da pandemia, os atendimentos noturnos do “Saúde do Trabalhador” nas Unidades Básicas da Saúde foram retomados no mês de agosto. As consultas médicas e odontológicas são feitas por meio de agendamentos em datas definidas pela equipe da saúde.

Os atendimentos têm como principal proposta expandir o acesso ao serviço de atenção primária à Saúde, proporcionando a ampliação de atendimento ao usuário que não pode frequentar a unidade durante o dia.

Além das consultas, são realizadas coletas de papanicolau, testes rápidos (pré-diagnósticos) de HIV, sífilis, hepatites B-C e visitas de agentes comunitários, visando ampliar as ações de acompanhamento dos moradores da área de atenção à saúde e outros atendimentos necessários realizados pela equipe multiprofissional.

De acordo com os dados obtidos com o atendimento do “Saúde do Trabalhador” e seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde estuda a possibilidade de abertura de algumas unidades com a implantação do atendimento noturno diariamente. “Nosso objetivo maior é oferecer oportunidades de atendimento com qualidade a toda população e ampliar o horário de funcionamento possibilitará que todos tenham acesso à saúde pública. O projeto está em estudos e avaliações”, disse o secretário Ivan Veronesi.