Turismo

Um roteiro turístico para aproveitar o feriadão em Fernandópolis



Um roteiro turístico para aproveitar o feriadão em Fernandópolis

Ultimamente, Fernandópolis anda respirando turismo. Ainda no último dia 10 de abril, o município recebeu autoridades e convidados para conhecerem a Rota Gastronômica da cidade e região.

  Com o grande feriado da Páscoa – quatro dias consecutivos, da Sexta-feira Santa ao Dia de Tiradentes na segunda – você terá a chance de conhecer as belezas e as delícias que a “Terra Moça” pode proporcionar.

  Os dias ainda andam quentes, não é? Que tal um mergulho nas águas termais do Água Viva Thermas Clube, dotado do tobogã que é pura diversão? As crianças adoram.

  Apesar de ser uma cidade jovem – vai fazer 86 anos em 22 de maio – Fernandópolis tem alguns atrativos históricos, como a Casa São Pedro, que tem mais de 100 anos e é cuidadosamente conservada pela família Cáfaro na fazenda formada pelo patriarca Afonso Cáfaro. Entre cavalos de raça e saboreando um café colonial, você curtirá um dia no campo inesquecível.

  Ainda no âmbito rural, boas pedidas são a produção de shimeji da Cogumelos Coloniais e a Queijaria Jeito de Mato, integrante do Caminho do Queijo Artesanal Paulista, cujos produtos foram premiados em campeonatos nacionais e internacionais; o Pesqueiro Villa D’Italia, com sistema pesque-e-solte para garantir a diversão em meio a muita natureza; ou o charmoso Pesqueiro Adega, com seu clima romântico e bucólico.

Quem preferir perambular pela cidade também tem ótimas opções: conhecer o Memorial de Santa Rita de Cássia em frente à Igreja Matriz, é um programa obrigatório.

  Ali pertinho, está a Casa do Artesão, que reúne obras de mais de cem artesãos. O lugar também funciona como ponto de informações turísticas.

  Mas imperdível mesmo é visitar a Casa da Memória Céu Aberto, onde em meio a um bosque paradisíaco, você conhecerá o Museu Humberto de Campos, a Vila Cenográfica e os pássaros e saguis que convivem harmoniosamente com os visitantes.

  Volte para o centro da cidade e dê um pulinho na Galeria das Artes, um espaço encantador. Decoradores profissionais vêm de longe para encontrar novidades em suas prateleiras.

  Dali, você pode sair para o Museu de Paleontologia, com fósseis de mais de 80 milhões de anos, com acompanhamento de guias altamente preparados para dar informações sobre o “tempo dos dinossauros”.

  Aproveite que está no sul da cidade e estique até a Cachaçaria Karikana, onde poderá comprar uma aguardente artesanal de ótima qualidade para levar para seus amigos.

  Já é final de tarde. É hora de ir ao Mirante do Paredão e assistir ao mais lindo Pôr-do-Sol da sua vida!

  E não se esqueça de conhecer a Represa Municipal, totalmente revitalizada, com pista de caminhada e ciclovia. Bom passeio!