Educação

Unicastelo tem projeto aprovado pela CAPES



Unicastelo tem projeto aprovado pela CAPES

Um projeto de iniciação científica de um aluno do curso de Engenharia Química da Unicastelo Campus Fernandópolis foi aprovado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O trabalhoque tem como título “Abordagem Fitoquímica, Morfo-histológica, Cromatográfica e Análise Antimicrobiana de Copaifera reticulata Ducke”, será desenvolvido pelo aluno do sexto semestre Paulo Vicente Mendonça Costa com orientação da docente e coordenadora do curso Profa. MSc. Silvana Márcia Ximenes Mininel. Tanto o aluno como a professora receberão bolsas de auxílio à pesquisa fornecida pela CAPES com duração máxima de dois anos.

Entre as inúmeras espécies vegetais da flora brasileira com ação medicinal e que apresentam substâncias químicas biologicamente ativas, cita-se o gênero Copaifera, compreendendo diversas espécies produtoras de um óleo-resina extraído do tronco das árvores de grande porte, que podem atingir até 40 m de altura. Dentre as inúmeras espécies que compõem o gênero Copaifera, está a Copaifera reticulata Ducke, encontrada principalmente na Amazônia e na região nordeste do Brasil. O óleo-resina de copaíba pode ser encontrado nas farmácias de todo o país em diversas apresentações. O seu uso tem sido indicado, entre outros, por sua ação antiinflamatória, antitumoral, antimicrobiana e atividade antinociceptiva. Existe pouco estudo sobre sua constituição química da planta e, segundo a professora Silvana, os estudos se concentrarão na detecção de classes de substâncias e isolamento de princípios ativos, utilizando técnicas modernas como cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) e espectrometria de massas.

O coordenador geral do Campus Fernandópolis, Amauri Piratininga Silva, destacou o reconhecimento pelo trabalho e disse que o projeto conta com o apoio da universidade e que esta sempre incentiva a pesquisa científica entre seus alunos. “A aprovação desse projeto pela CAPES é um reconhecimento ao trabalho do aluno e da docente e também aos esforços e investimentos da Unicastelo na área científica.  Após concluído, o trabalho deverá ser publicado em periódicos de renome nacional ou internacional”.