Geral

Unidade do Corpo de Bombeiros ganha desfibrilador



Unidade do Corpo de Bombeiros ganha desfibrilador
Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, 4, o Corpo de Bombeiros de Fernandópolis apresentou o novo aparelho para pronto-socorro que foi incorporado ao acervo da unidade.

Trata-se do DEA – Desfibrilador Externo Automático – modelo Lifepak 500, bifásico, um aparelho capaz de restabelecer o batimento cardíaco de pessoas que estejam tendo um ataque de taquicardia ou outras disfunções do coração.

O capitão Ricardo, que abriu a cerimônia, disse que “esse aparelho poderá salvar muitas vidas”. O major Suzuki também se mostrou feliz com a chegada do aparelho, e passou a palavra à prefeita Ana Bim, presente ao ato com grande parte de seu “staff” do primeiro escalão.

A prefeita classificou o comando do Corpo de Bombeiros de Fernandópolis como “um dos melhores do Estado” e revelou que um dos seus filhos já teve que usar o desfibrilador por quatro vezes. “É um aparelhinho que realmente salva vidas”, opinou.

Avenor Bim, o marido da prefeita, que é médico, explicou que se trata de um equipamento que deveria existir não só no Corpo de Bombeiros, mas em todas as unidades de saúde. “Frente a uma necessidade, ele é capaz de dar solução. O desfibrilador não ressuscita quem tenha tido uma parada cardio-respiratória, por exemplo, mas se o coração estiver em processo de fibrilação ou taquicardia, ele é capaz, através de estímulos elétricos, de fazer o coração voltar a bombear o sangue, num movimento premente-aspirante”.

O médico destacou que os bombeiros têm capacidade de exercer as funções de paramédicos. “Eles têm treinamento adequado para isso”, garantiu.

Também os vereadores José Carlos Zambon e Maiza Rio participaram da demonstração. Maiza mostrou seu lado de fotógrafa e fez vários instantâneos do socorro simulado.