Saúde

Unidade Pediátrica da Santa Casa Fernandópolis ganha um playground para as crianças



Unidade Pediátrica da Santa Casa Fernandópolis ganha um playground para as crianças

No último dia, 24 de agosto, quando é celebrado o dia da infância, a Santa Casa Fernandópolis inaugurou um playground na Unidade III “Dr. José Milton Martins”, de atendimento pediátrico. O espaço foi conquistado por meio da celebração de um termo aditivo ao termo de fomento entre o Hospital e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Fernandópolis - CMDCA.

Além da reforma da unidade, o termo contou ainda a implementação de um projeto de cuidados às crianças internadas, possibilitando o acesso à cultura, à arte, ao lazer e ao brincar, aproveitando a estrutura hospitalar e criando um espaço que permita o acolhimento humanizado, minimizando alguns aspectos emocionais da própria condição de hospitalização.

Devido ao atual cenário da pandemia da Covid-19, a cerimônia de inauguração foi transmitida pela página da Santa Casa no Facebook, contando com a participação do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daniel Domênecis; do presidente do CMDCA, Renato Márcio; do secretário Municipal de Saúde, Ivan Veronesi; do prefeito de Fernandópolis, André Pessuto, e do administrador judicial, Marcus Chaer.

“Em nome da Santa Casa eu gostaria de agradecer ao CMDCA e a nossa Prefeitura Municipal, através de uma parceria, por terem proporcionado a construção desse playground maravilhoso para as crianças de nosso município e região. Nossas crianças pelo SUS, convênios e particulares serão atendidas aqui em nossa pediatria, totalmente reformada, e, agora, terão esse espaço lúdico para auxiliar na recuperação. Nosso muito obrigado a todos os envolvidos, espero que possamos fazer novas parcerias de maneira séria e que possam beneficiar nossa população principalmente nossas crianças”, agradeceu Chaer.

“O espaço do playground ficou fantástico, uma conquista através do CMDCA que é o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Esse espaço irá favorecer as crianças atendidas na Santa Casa, não só de Fernandópolis, mais de toda região. Então nesse momento quero agradecer o provedor da Santa Casa, Marcus Chaer e em seu nome agradecer todos os colaboradores e ao CMDCA que está dando esse brilho a mais para a nossa Santa Casa”, afirmou o prefeito, André Pessuto.

Além do fomento do CMDCA, o projeto também teve o apoio de voluntários e instituições que auxiliaram em sua complementação, tal como o Escritório Ladrilhar Arquitetura, representado por Adriana Vanni e Larine Cantarella Nogueira, 3B ranch, Secol Home Center, Sgotti Materiais para Construção, Thabatta Alana, Villagge Viver Bem e estúdio Jhonny Ramos Tatto. No desenvolvimento das ações, houve também a participação de diversos colaboradores da Santa Casa, que atuaram como voluntários e também realizaram doações pessoais.

PROJETO

A proposta do projeto foi possibilitar às crianças internadas na unidade pediátrica, o acesso à cultura, à arte, ao lazer e ao brincar durante o período de hospitalização. O objetivo foi criar e desenvolver ações educativas em relação à prevenção de doenças na infância, estimular habilidades sensoriais, cognitivas e motoras promovendo a socialização dentro do ambiente hospitalar e a diminuição de aspectos emocionais como ansiedade, isolamento e retraimento emocional, que são oriundos do processo de internação, proporcionando conforto e bem-estar às crianças e pais/responsáveis durante o período de permanência no Hospital. 

Com uma equipe multiprofissional composta por Terapeuta Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutricionista, as ações já desenvolvidas na brinquedoteca interna, integra atividades como saúde, higiene bucal, inclusão social e bem estar infantil. Complementando sempre o trabalho de humanização no que se refere ao atendimento às crianças.