Saúde

Unidades de saúde abrem para vacinação no sábado



Unidades de saúde abrem para vacinação no sábado

Todas as unidades de saúde de Fernandópolis estarão abertas no sábado, 17, das 8h às 17h, para o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e da Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Devem comparecer as crianças de 0 a 9 anos e adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Além da vacina contra a poliomielite destinada a quem tem de um ano a menor de cinco anos de idade, as crianças e adolescentes também poderão aproveitar a Campanha de Multivacinação para Atualização de suas cadernetas.

As ações têm como objetivos reduzir o risco de reintrodução do poliovírus no país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças.

A campanha contra a poliomielite visa contribuir para a redução do risco de reintrodução do poliovírus, mantendo o país livre da doença. A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

As Campanhas seguem até o dia 30 de outubro e as doses permanecerão disponíveis nas unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento dos postos.