Saúde

URGENTE: estoque do hemocentro está em estado crítico e precisa de doadores



URGENTE: estoque do hemocentro está em estado crítico e precisa de doadores

O estoque de bolsas de sangue do Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis está em estado crítico, disse a médica hematologista e responsável pela unidade, Brígida do Amaral Botelho Prudêncio.

Devido ao período de férias e o aumento da contaminação por Covid-19, as doações caíram muito e preocupa as autoridades médicas. O hemocentro necessita de doações de todos os tipos sanguíneos e para doar sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos — para aqueles com 16 a 18 anos incompletos é exigida a autorização dos responsáveis; ter mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde; ter se alimentado antes do procedimento — mas é preciso evitar o consumo de comidas mais gordurosas 3 horas antes da doação; estar descansado — a pessoa deve ter dormido pelo menos 6 horas no último dia; levar um documento oficial com foto, como RG, CNH, Carteira de Trabalho etc.

O Hemocentro de Fernandópolis funciona de segunda, terça, quinta e sexta-feira das 08 às 17h, quarta-feira das 8 às 18h e aos sábados das 08 às 13h. Não é necessário agendamento para fazer a doação. A unidade está equipada e segue todos os protocolos de prevenção e combate a Covid-19. Informações pelo telefone (17) 3442-5544/ 98165-0067.