Saúde

URGENTE: hemocentro de Fernandópolis necessita de doação de sangue



URGENTE: hemocentro de Fernandópolis necessita de doação de sangue

A responsável pelo Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis, a médica hematologista Brígida do Amaral Botelho Prudêncio, fez um apelo hoje, 31, em entrevista à Rádio Difusora, para que a população vá ao hemocentro da cidade com urgência para doar sangue. Principalmente do tipo O negativo, que só tem uma bolsa disponível.

A urgência é para ajudar a cidade de Araçatuba que, devido a ação dos bandidos no roubo a dois bancos na madrugada de ontem, 30, ficou sem receber doação de sangue e necessita com urgência de plaquetas para abastecer os hospitais. "Precisamos ser solidários neste momento e para isso precisamos de doadores de sangue para atender uma necessidade".

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos — para aqueles com 16 a 18 anos incompletos é exigida a autorização dos responsáveis; ter mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde; ter se alimentado antes do procedimento — mas é preciso evitar o consumo de comidas mais gordurosas 3 horas antes da doação; estar descansado — a pessoa deve ter dormido pelo menos 6 horas no último dia; levar um documento oficial com foto, como RG, CNH, Carteira de Trabalho etc.

O Hemocentro de Fernandópolis funciona de segunda a sexta-feira das 08 às 17h e aos sábados das 08 às 13h e não necessita agendamento para fazer a doação. A unidade está equipada e segue todos os protocolos de prevenção e combate a Covid-19. Informações pelo telefone (17) 3442-5544.