Usina Solar Fotovoltaica Pedranópolis 1, 2 e 3.
As atividades de construção das Usinas Fotovoltaicas 1,2 e 3 com potência nominal de 90 MW iniciaram em dezembro de 2020, sendo a empresa SOLTEC responsável pela implantação do empreendimento e a Powertis detentora do projeto. As ações ocorridas durante os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021 foram as seguintes:
- Mobilização Soltec;
- Mobilização de subcontratadas para terraplanagem, supressão e topografia;
- Levantamento planialtimétrico primitivo;
- Locação topográfica para limpeza de bota fora, área de armazenamento e acessos;
- Limpeza da área de bota fora;
- Limpeza e regularização do solo da área de armazenamento;
- Início da limpeza dos acessos provisórios externos;
- Início da supressão de árvores;





Uma das etapas importantes realizadas durante a fase de construção empreendimento é a remoção da vegetação, sendo que durante o período de corte de árvores isoladas esta atividade é acompanhada pelo biólogo da empresa Renova Mundo Energia e Engenharia. Enquanto é realizada o corte através de motosserras e retroescavadeira, este profissional realiza a vistoria na área, identifica possíveis espécies de animais e caso encontre é realizado o afugentamento para local seguro, de preferência as áreas de reserva legal.
A RENOVA MUNDO e a SOLTEC tem desenvolvido estas atividades com cautela e responsabilidade para evitar ao máximo os danos à fauna tanto de vertebrados quanto de invertebrados como abelhas e outros insetos importantes para o ecossistema.





No período de 18 a 26 de janeiro de 2021 a equipe da RENOVA MUNDO ENERGIA E ENGENHARIA em parceria com a empresa POWERTIS realizou a primeira Campanha dos Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social nas áreas de influência da USINA SOLAR FOTOVOLTAICA PEDRANÓPOLIS 1, 2 e 3.
A campanha teve início com a identificação dos stakeholders – pessoas e/ou organizações que poderão ser afetadas direta ou indiretamente pelo empreendimento em questão, sendo que este levantamento preliminar permitiu articular possíveis parcerias para as campanhas do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social
Nesta campanha ocorreu a distribuição do Boletim Informativo em todas as localidades da área de influência do empreendimento, bem como foram deixados em pontos estratégicos de grande movimentação de moradores de Pedranópolis como Prefeitura Municipal, Unidade Básica de Saúde, Escolas, Casa da Agricultura, Conselho Tutelar, Câmara de Vereadores, CRAS, Canteiro de obras, Escritório da SOLTEC, Vigilância Sanitária entre outros. O principal objetivo do boletim foi informar os moradores e trabalhadores a respeito do início das obras e outras atividades que serão executadas durante o período de construção da Usina Fotovoltaica.


Outra atividade realizada na Primeira campanha foi o levantamento de informações acerca da realidade local de onde se encontra a Usina Fotovoltaica Pedranópolis, O Diagnóstico Social Participativo (DSP), tendo como objetivo buscar captar as potencialidades locais, e contribuindo para conhecimento e analise local de acordo com a percepção de cada um, sem prevalecer a opinião daqueles que estão coordenando o processo de aplicação da ferramenta.
Utilizando-se dessa técnica a equipe realizou oficinas com a participação de secretários municipais, produtores rurais, lideranças informais e moradores locais, o que garantiu um resultado final satisfatório em relação à composição dos pontos fortes e pontos de melhoria encontrados.
Foram realizados quatro (4) Oficinas de Diagnóstico Social Participativo, sendo uma delas realizada no dia 21/01/21 envolvendo professores da rede municipal de Pedranópolis, secretários municipais e representantes da Saúde, CRAS e Vigilância Sanitária de Pedranópolis na Escola Municipal Elza Rodrigues.

Uma segunda oficina ocorreu na mesma data, sendo esta com os moradores de Pedranópolis-SP

A terceira oficina do DSP ocorreu no Distrito de Santa Isabel do Marinheiro no dia 22/01/2021 e teve como público alvo os moradores e líderes locais


No dia 23/01/2021 o Diagnóstico Social Participativo ocorreu na residência do Sr. Elias Alves de Resende, Presidente da Comitiva da Cavalgada de Pedranópolis que reúne tropeiros de todo o Noroeste Paulista. O Sr. Elias, conhecido como “Porteirão” que também é vereador, junto com Cristina Trevisan, auxiliou a equipe a reunir o grupo para esta oficina. Estiveram presentes moradores locais e jovens que participam da Prova do Tambor – modalidade que gera competição com direito a prêmios na Festa do Peão de Pedranópolis-SP.

Na localidade de Dulcelina a ação foi realizada no Salão da Igreja no dia 26/01/2021, e contou com a participação de moradores locais, gestores e alguns líderes.



Nesses encontros a equipe foi tomando conhecimento das potencialidades existentes e os pontos fracos, que podem e devem ser melhorados.
Durante a campanha de Educação Ambiental e Comunicação Social, a equipe também realizou algumas entrevistas com representantes de Associações e outras entidades, como foi o caso do Senhor Clayton Adalberto que além de membro da Associação “Os Pioneiros”, também é líder da Casa da Agricultura e Meio Ambiente que auxiliou bastante nos contatos realizados. Também ocorreu uma breve reunião com o Senhor Oscar de Souza, conhecido como Carlinhos do mel, apicultor há mais de trinta anos e que vem enfrentando dificuldades devido a mortalidade excessiva de abelhas por conta das práticas de pulverização aérea na plantação de cana de açúcar.

Durante a primeira campanha de educação ambiental foram iniciadas as ações para realização do concurso para escolha nome da mascote, que contará com a participação de alunos matriculados da rede municipal do município de Pedranópolis-SP. O mascote é representado pelo tamanduá bandeira, símbolo da fauna da região. As regras e datas da escolha foram definidas por representantes da Renova Mundo Energia e Engenharia e da secretaria municipal de educação de Pedranópolis. A escolha e premiação ocorrerá na Segunda Campanha de Educação Ambiental, no mês de abril de 2021.


Outra ação foi a identificação de localidades e moradores residentes no entorno da usina, sendo que na oportunidade foi identificada a localidade do Córrego das Macaúvas e apenas 03 residências. Os mesmos foram entrevistados pela equipe de Consultoria Renova Mundo Energia e Engenharia.


Ainda durante essa campanha foram realizadas duas oficinas na Câmara Municipal de Pedranópolis, sendo a primeira com tema Resíduos Sólidos e a segunda com tema Animais Peçonhentos: Clínica e Terapêutica dos Acidentes, ambas ministradas pelo Biólogo Oscar Farina Junior.

A caixa de sugestões é uma ação estratégica e ferramenta importante que deve ser utilizada para verificar o que as partes interessadas compreende a respeito do empreendimento e de tudo que esta relacionado a construção da UFV Pedranópolis. Trata-se de uma ferramenta simples de comunicação direta com as comunidades contempladas pela área de influência do empreendimento.
Neste sentido, foram alocadas três caixas de sugestões - sendo uma na Unidade Básica de Saúde de Pedranópolis, uma na Unidade Básica de Saúde de Santa Isabel do Marinheiro e uma no Canteiro de Obras da Usina – locais de fácil acesso e de grande trânsito de moradores. Estas caixas de sugestões ficarão nestes locais até o final da construção da UFV Pedranópolis.


Nesse período foram realizados dois DDS - Diálogo Diário de Segurança com os trabalhadores no canteiro de obra da Usina no dia 22/01/2021 e com os funcionários do setor administrativo no escritório em 25/01/2021. Nesses dois momentos foram orientadas sobre as ações que a equipe do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social vêm fazendo na região, os impactos que esses funcionários vão trazer para o município, o cuidado e respeito que devem ter com a comunidade, ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) , HIV, Gravidez indesejada e o uso do preservativo como a melhor prevenção nessas situações. Também foram conduzidas orientações sobre acidentes com animais peçonhentos, sobre a necessidade e o uso correto de EPIs e a concentração na realização de atividades com maiores riscos de acidentes como na supressão da vegetação.


As ações dos Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social estão incluídas no Programa Ambiental de Construção da Obra, definidas e acompanhadas pela CETESB. Segundo o Biólogo Oscar Farina Junior estas medidas são necessárias para manter os cuidados com o meio ambiente, a comunidade, funcionários, para que haja um clima harmonioso de cooperação e produtividade entre todos os envolvidos. O biólogo ainda destaca a ansiedade da população na chegada da USINA SOLAR, a geração de empregos, a geração de renda ao município com baixíssimo impacto ambiental, comparado a empreendimentos como hidrelétricas e diversificação da matriz energética, como alternativas mais limpas e renováveis.