Geral

USINA SOLAR FOTOVOLTAICA PEDRANÓPOLIS 1, 2 e 3



USINA SOLAR FOTOVOLTAICA PEDRANÓPOLIS 1, 2 e 3
Profissional da RENOVA MUNDO realizando Palestra “Queimadas Urbanas e Rurais” na Câmara de Vereadores de Pedranópolis. Fonte: Renova Mundo Energia e Engenharia, 2021.

No período de 18 a 26 de maio de 2021 a Renova Mundo Energia e Engenharia Ltda. em parceria com a empresa POWERTIS realizou a 2ª Campanha referente aos Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social nas áreas de influência da USINA SOLAR FOTOVOLTAICA PEDRANÓPOLIS 1, 2 e 3.

Diante de interfaces anteriores e parcerias firmadas durante a 1ª Campanha, esta começou com uma palestra realizada na Câmara de Vereadores na sede em Pedranópolis no dia 18/05/2021, com o tema “Queimadas Urbanas e Rurais” ministrada pelo biólogo da equipe, Oscar Farina Jr – por tratar-se de tema pertinente para a comunidade e gestores, tendo em vista o período de seca onde as queimadas urbanas e rurais costumam ser frequentes no Noroeste paulista. Durante a palestra, o biólogo comentou sobre as causas das queimadas, os efeitos sobre a comunidade, economia e biodiversidade e as formas alternativas de lidar com o fogo, como o plantio direto e compostagem. Essa atividade contou com a presença de representantes de setores variados do município, que citaram as dificuldades que enfrentam em suas respectivas áreas de trabalho por conta dessas queimadas, inclusive com queixas recorrentes de moradores, em virtude de alguns que ainda possuem o hábito de queimar o resíduo com a finalidade de limpeza do quintal.

Uma segunda palestra com esse mesmo tema foi realizada no distrito de Dulcelina, no dia 22/05/2021 no Salão da Igreja Católica, contando com a participação de representantes do distrito. O Sr. Orivaldo Fernandes, presidente da Câmara de Vereadores de Pedranópolis e morador de Dulcelina, sempre parceiro nas ações das campanhas destacou a importância do tema visto que muitos sofrem com as queimadas nessa época. Ao final das palestras foram abertas as inscrições para os Cursos de Gestão Ambiental e Educação Ambiental que ocorrerão na terceira campanha do PEA e PCS em Pedranópolis.

Profissional da RENOVA MUNDO realizando Palestra “Queimadas Urbanas e Rurais” Salão da Igreja matriz de Dulcelina. Fonte: Renova Mundo Energia e Engenharia, 2021.

Outras duas palestras foram realizadas no dia 25/05/2021 também na Câmara de Vereadores, com  temas “Educação Ambiental e Arqueologia” e “Escorpiões e Acidentes com crianças – Tratamento e profilaxia”. Destaque para a equipe da Secretaria de Saúde - Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Vetores - que compareceram em busca de maior conhecimento para garantir uma rotina de trabalho com mais segurança.

Na palestra sobre animais peçonhentos foram discutidos tópicos importantes como os sintomas clínicos nos acidentes com escorpiões, medidas profiláticas e formas de tratamento, especialmente em acidentes com o público infantil. Já na palestra de “Educação Ambiental e Arqueologia”, o biólogo comentou sobre ações de educação ambiental, assim como a relação com geração de energia solar por fonte solar e sobre as licenças e vistorias do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que investigaram sobre potenciais sítios arqueológicos na região, emitindo as Licenças em conformidade com a legislação vigente. Na palestra sobre animais peçonhentos foram discutidos tópicos importantes como os sintomas clínicos nos acidentes com escorpiões, medidas profiláticas e formas de tratamento, especialmente em acidentes com o público infantil

Profissional da RENOVA MUNDO realizando Palestra “Escorpiões e Acidentes com crianças – Tratamento e profilaxia” e “Educação Ambiental e Arqueologia” na Câmara de Vereadores de Pedranópolis. Fonte: Renova Mundo Energia e Engenharia, 2021.
Registro com os participantes da palestra na Câmara de Vereadores de Pedranópolis. Fonte: Renova Mundo Energia e Engenharia, 2021.

Na 3º Campanha será realizado o Curso de Gestão Ambiental e de Educação Ambiental (carga horária: 20hs cada), que contará com certificado de participação. Estes cursos foram divulgados ao final das palestras. Os participantes interessados receberam a ficha de inscrição para preenchimento. Também foram deixadas algumas fichas junto aos líderes, como também foram enviados por WhatsApp para algumas lideranças locais a fim de divulgarem entre seus colaboradores. Os cursos serão ministrados pela equipe da Renova Mundo Energia e Engenharia e tendo como limite máximo 20 pessoas por turma, por isso garanta a sua vaga!

Durante todo o período da campanha, foram distribuídos o Boletim Informativo - mais um canal de comunicação aberto com a comunidade, a fim de informar os moradores e trabalhadores a respeito do início das obras e outras atividades que serão executadas durante o período de construção da Usina Fotovoltaica, assim como as ações, os programas ambientais em desenvolvimento.

Foram quinhentos (500) boletins distribuídos pela cidade e distritos em pontos estratégicos como Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Escolas Municipal e Estadual, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Conselho Tutelar, CRAS, Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Núcleo de Apoio à Saúde, além de moradores. Em Santa Isabel do Marinheiro os Boletins Informativos foram deixados na Unidade Básica de Saúde e na Venda do Sr. Betão, na praça. No distrito de Dulcelina os boletins foram deixados na Unidade Básica de Saúde.

Distribuição do Boletim Informativo na Venda do Sr. Betão, em Santa Isabel do Marinheiro.
Profissional da RENOVA MUNDO entregando boletim informativo a diretora Marielen Rocha da Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Elza Rodrigues Fonte: Renova Mundo Energia e Engenharia, 2021.
Distribuição do Boletim Informativo no Canteiro de Obras da UFV Pedranópolis 1,2 e 3. Fonte: Renova Mundo Energia e Engenharia, 2021.

A caixa de sugestões foi outro canal de diálogo aberto com a comunidade e que continua em atividade. Eles permanecem em seus locais originais desde a 1ª Campanha – Unidade Básica de Saúde de Pedranópolis, Unidade Básica de Saúde de Santa Isabel do Marinheiro e o Canteiro de obras da Usina Solar. Esse espaço é para assegurar a comunicação entre a comunidade e a empresa – lá o morador pode escrever suas críticas, sugestões, dúvidas e/ solicitações de forma anônima ou não.

As solicitações que se encontravam nas caixas foram recolhidas nessa campanha e repassadas para o responsável pelos retornos. Os formulários da ouvidoria para registros futuros foram repostos, a fim de garantir que não haja empecilho para o contato.

Coleta dos formulários da ouvidoria – caixa de sugestões, na Unidade Básica de Saúde de Pedranópolis. Fonte: Renova Mundo Energia e Engenharia, 2021.
Coleta dos formulários da ouvidoria – caixa de sugestões, na Unidade Básica de Saúde de Santa Isabel do Marinheiro. Fonte: Renova Mundo Energia e Engenharia, 2021.

Nessa campanha foram planejadas atividades para ser realizadas com as crianças das duas escolas locais, devido à pandemia por conta da COVID-19, a equipe precisou se adaptar ao “novo normal”, contanto com uma super parceria com as escolas locais, foi possível fazer duas palestras sobre Educação Ambiental. Previamente foram distribuídos kits contendo copos personalizados e livretos sobre o tema para as turmas da Escola Estadual Professora Hilda Bertoncini Rodrigues, Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Elza Rodrigues de Lima. Os alunos do Ensino Infantil da escola municipal receberam ainda quebra cabeças com imagem do mascote da UFV Pedranópolis 1,2 e 3.

Entrega dos kits confeccionados para os alunos na escola. Fonte: Renova Mundo Energia e Engenharia, 2021.

A palestra envolveu conceitos sobre Usina Solar, Meio Ambiente, Biodiversidade - ressaltando a fauna e flora da Mata Atlântica e Cerrado. Os temas discutidos, intercalados com atividades pertinentes a cada grupo, constam no Livreto de Educação Ambiental Infantil e Juvenil distribuídos para as turmas trabalhadas. A equipe aderiu ao sistema utilizado por cada escola, sendo assim, na escola estadual a palestra foi proferida online e ao vivo com a turminha; na escola municipal foi gravado um vídeo-palestra, tendo como base slides previamente preparados, que, em seguida ficaram disponíveis aos alunos.

Palestras e atividades realizadas remotamente com o público infantil. Fonte: Renova Mundo Energia e Engenharia, 2021.
Alunos recebendo o kit infantil com atividades lúdicas, copos personalizados e quebra cabeça. Obs. As fotos foram enviadas pelos pais dos alunos devidamente autorizado o uso dessas fotos como meio de divulgação.
Alunos recebendo o kit infantil com atividades lúdicas, copos personalizados e quebra cabeça. Obs. As fotos foram enviadas pelos pais dos alunos devidamente autorizado o uso dessas fotos como meio de divulgação.
Material recebido pelos alunos no kit. Fonte: Enviada por pais dos alunos
Alunos recebendo o kit infantil com atividades lúdicas, copos personalizados e quebra cabeça. Obs. As fotos foram enviadas pelos pais dos alunos devidamente autorizado o uso dessas fotos como meio de divulgação.
Alunos recebendo o kit infantil com atividades lúdicas, copos personalizados e quebra cabeça. Obs. As fotos foram enviadas pelos pais dos alunos devidamente autorizado o uso dessas fotos como meio de divulgação.
Material recebido pelos alunos no kit. Fonte: Enviada por pais dos alunos.

O Concurso do Mascote foi aberto a todas as turmas das escolas da cidade e distritos. No total participaram oitenta alunos. Os nomes abertos para a votação foram “Solarito”, “Pedrito” e “Jurumim”. Na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Elza Rodrigues de Lima a votação ocorreu pelo grupo do WhatsApp que a escola tem com os pais dos alunos. Já na Escola Estadual Professora Hilda Bertoncini Rodrigues a votação ocorreu por meio de votação de um link (formulário do google forms) disponibilizado também no grupo do WhatsApp da escola com os pais dos alunos para votação. O nome vencedor do mascote foi “Pedrito”, possivelmente este nome foi o mais votado pelos alunos pela alusão à cidade de Pedranópolis.

Para todos os alunos que participaram da votação, posteriormente ocorreu um sorteio para uma premiação de um aluno com uma linda bicicleta e a escola a qual o aluno fosse vinculado recebeu uma caixa de som.

O sorteio foi realizado no dia 25/05/2021 na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Elza Rodrigues de Lima, tendo a diretora Marielen Durval S. Rocha realizado o sorteio. A vencedora foi a aluna Ana Clara Rodrigues Simão – ela faz o 4º ano EF em Santa Isabel do Marinheiro e tem 10 anos. A garotinha estava ansiosa em receber o prêmio, ficou bastante feliz quando soube que que tinha sido sorteada e iria receber uma bicicleta, declarando para o biólogo: “Esta é minha cor favorita!”. O prêmio foi entregue pelo biólogo da Renova Mundo e pela diretora da escola municipal à aluna que estava acompanhada dos pais. A mãe disse ao biólogo: “Ela estava muito ansiosa em buscar a bicicleta, quase não dormiu à noite”.

A escola municipal que a aluna está matriculada também foi premiada com uma caixa de som para as atividades lúdicas em sala e aulas de inglês.

Profissional da RENOVA MUNDO realizando o sorteio junto a diretora Marielen Durval. Fonte: Renova Mundo Energia e Engenharia, 2021
Registro da aluna sorteada. Fonte: Renova Mundo Energia e Engenharia, 2021.
Registro da aluna sorteada. Fonte: Renova Mundo Energia e Engenharia, 2021.
Entrega da bicicleta a aluna sorteada. Fonte: Renova Mundo Energia e Engenharia, 2021.
Entrega da caixa de som a diretora Marielen Durval (Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Elza Rodrigues de Lima. Fonte: Renova Mundo Energia e Engenharia, 2021.

Nessa campanha foi realizado também um DDS – Diálogo Diário de Segurança que nada mais é do que uma conversa com os trabalhadores sobre riscos no trabalho e como evitá-los. Trata-se de excelente ferramenta para inserir todos no contexto da prevenção. O tema dessa vez foi “Comunicação e Regras de Convivência junto à população da Área de Influência Direta – AID.” A instalação da usina em Pedranópolis desperta o interesse da população e é algo absolutamente normal. Então em momentos de descontração o trabalhador pode ser abordado pela população em busca de maiores informações sobre o empreendimento. E nesse momento é que se encaixa a regra da boa convivência, a importância do cuidado e respeito ao outro a fim de não propagar informações inverídicas. Dessa forma todos foram orientados a informar sobre o 0800 para todas as dúvidas, especialmente relativas a vagas de trabalho. Agindo assim, o trabalhador garante que o morador obtenha a informação precisa, evitando ruídos na comunicação. Foram alertados ainda sobre a velocidade permitida nas vias de acesso a Usina, bem como ao transitar pela sede e distritos. Para esta atividade, foram entregues aos trabalhadores uma cartilha informativa com essas informações para melhor auxilio das informações repassadas.

Ao final foram lembrados da Caixa de Sugestões instalada no próprio canteiro e que eles ficassem à vontade para utilizar, como também divulgar entre os colegas e moradores, como mais uma opção de comunicação com a empresa.

Participaram desta ação cinquenta e dois (52) trabalhadores.

Profissional da RENOVA MUNDO realizando DDS no canteiro de obra da UFV Pedranópolis 1,2 e 3. Fonte: Renova Mundo Energia e Engenharia, 2021.
Cartilha entregue aos trabalhadores na obra na DDS. Fonte: Renova Mundo Energia e Engenharia, 2021.
Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt Image alt