Saúde

UTI da Santa Casa recebe 12 novos equipamentos



UTI da Santa Casa recebe 12 novos equipamentos
A Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia de Fernandópolis recebeu esta semana 12 novos equipamentos. A compra, no valor R$ 87,5 mil, foi feita com parte da renda levantada no jantar beneficente realizado no ano passado.
Já estão em funcionamento na UTI os oito monitores multi-paramédicos e quatro módulos de pressão invasiva. Os monitores possuem cinco parâmetros de monitoração já pré-configurados, com capacidade para monitorar desde batidas cardíacas até a freqüência respiratória, saturação de oxigênio e temperatura corporal. Os equipamentos vão auxiliar no acompanhamento do paciente na UTI e já eram necessários há algum tempo.
Para aprender a usufruir dos equipamentos da melhor maneira possível, dois médicos e nove enfermeiros da Santa Casa passaram por um breve treinamento esta semana. O médico Fernando Bertucci destacou a importância da chegada desses aparelhos, lembrando que os anteriores já eram antigos e estavam sucateados. “Agora esses monitores poderão nos fornecer dados ainda mais eficientes e seguros sobre os pacientes na UTI. De posse dessas informações, fica mais fácil tomar atitudes e apontar diagnósticos”, disse.
A UTI, que tem capacidade para 16 leitos, está funcionamento atualmente com 11, pois metade do espaço está fechado para reformas e adequações. As reformas devem ser concluídas até maio.
Esta semana a Santa Casa também começou a receber os equipamentos de informática comprados com o dinheiro da promoção “Gol a 1,99”. “Ainda vai levar cerca de um mês para implantar o sistema em todos os departamentos do hospital. Até lá, vamos montar uma escolinha de computação dentro da Santa Casa para treinar a nossa equipe a lidar com essa tecnologia”, explica José Sequini Junior, secretário da mesa diretora da Santa Casa.

Visita
O Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIF, interessado em conhecer a estrutura interna da Santa Casa e saber como pode ajudar na melhora do atendimento local, visitou o hospital na manhã de sexta. A visita foi acompanhada pelo administrador da Santa Casa, Pedro Cyrino, e por membros da mesa diretora.
“O nosso objetivo é, além de ajudar a Santa Casa, da qual boa parte da população precisa com freqüência, divulgar esta estrutura e os serviços de qualidade que presta. Conhecer o hospital por dentro é impressionante. Todo mundo deveria fazer isso um dia para dar valor no que temos”, disse Adriano Careno, coordenador do Núcleo.