Saúde

Vacina contra a gripe já está disponível para idosos com mais de 80 anos



Vacina contra a gripe já está disponível para idosos com mais de 80 anos

A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2022 começou hoje, 28, em Fernandópolis com a imunização dos idosos com 80 anos de idade ou mais. Segundo o secretário de saúde Ivan Veronesi, o idoso também já pode aproveitar e tomar a 4ª dose da vacina contra covid-19, caso ainda não tenha tomado.

Todas as Unidades de Saúde do município realizarão a vacinação das 08h às 13h. Para ser imunizado, o público alvo deve procurar a unidade mais próxima de sua residência, munido de documentos pessoais e da caderneta de vacinação.

A próxima etapa acontece a parti de 4 de abril com a vacinação de idosos de 60 a 79 anos e os trabalhadores de Saúde. A partir do dia 02 de maio, o calendário será aberto para crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas.

No dia 09 de maio a vacinação se estende para os povos indígenas, professores, pessoas portadoras de deficiência e comorbidades. A segunda etapa com novos públicos está prevista para ter início no dia 16 de maio.

Neste ano, a vacina disponibilizada pelo Governo Federal para a campanha protegerá os grupos prioritários contra os três subtipos do vírus da gripe Influenza A: H1N1 e H3N2 e influenza B. A vacina contra influenza é segura e uma das medidas mais eficazes de prevenção a complicações e casos graves de gripe.