Saúde

Vacina contra Covid-19 entra no calendário anual do Programa Nacional de Imunização



Vacina contra Covid-19 entra no calendário anual do Programa Nacional de Imunização

Em 2024, a vacina contra a Covid-19 passará a integrar o PNI - Programa Nacional de Imunização – e fará parte do calendário nacional de vacinação para crianças e grupos prioritários. O anúncio foi realizado ontem, 31, pelo Ministério da Saúde.

A prioridade serão as crianças de 6 meses a menores de 5 anos e os grupos com maior risco de desenvolver as formas graves da Covid-19. Entre eles: idosos; imunocomprometidos; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com comorbidades; indígenas, ribeirinhos e quilombolas; pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores; pessoas com deficiência permanente; pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua.

Segundo o Ministério da Saúde, a inclusão já passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19. "O que nós fizemos esse ano é trazer a vacina para dentro do PNI (Programa Nacional de Imunização)", afirmou Ethel Maciel, secretária de Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde durante uma coletiva em Brasília na manhã desta terça.