Saúde

Vacinação anti-rábica 2008: cidade terá 17 postos



Vacinação anti-rábica 2008: cidade terá 17 postos
Este ano, a Diretoria Municipal de Saúde montará 17 postos de vacinação contra a raiva animal durante a campanha de erradicação da doença que acontece nos dias 16 e 17 de agosto. A vacina é direcionada para cães e gatos acima de três meses de idade.

A vacina anti-rábica estará disponível nas escolas municipais e estaduais, nos postos de saúde, centros comunitários e no Estádio Municipal, das 8h às 16h. As equipes do Centro de Zooneses e da Vigilância Sanitária, além dos alunos do curso de Medicina Veterinária da Unicastelo serão os responsáveis pela aplicação das doses. Para imunizar seu animal de estimação, basta comparecer a um dos postos montados da Prefeitura e apresentar a carteira de vacinação do animal.

Com o tema “É tempo de vacinação anti-rábica” a prefeitura pretender manter o quadro de nenhum caso de raiva humana registrado na cidade nos últimos anos. Os nomes dos locais onde funcionarão os postos de vacinação serão divulgados na próxima semana. Mais informações – Centro de Zoonoses: 3462-3341.

A vacina anti-rábica pode ser aplicada em cães e gatos com no mínimo três meses de idade. Ela é contra-indicada para animais que estejam sob tratamento médico. A vacina tem eficácia durante um ano. Não serão distribuídas doses da vacina para serem levadas para casa pelo risco de perda na qualidade, por condições inadequadas de armazenagem, além de não ser possível o controle de aplicações efetuadas.