Saúde

Vacinação atinge 71% da população e novos casos de covid tem queda de 45% na semana



Vacinação atinge 71% da população e novos casos de covid tem queda de 45% na semana

Duas boas notícias neste fim de semana para Fernandópolis. A cidade avançou na vacinação com cerca de 4 mil doses aplicadas, ultrapassando o percentual de 71% da população vacinada com a primeira dose e com a dose única. A outra boa notícia, é que a Saúde registrou queda de 45% no registro de novos casos.
Nesta semana, Fernandópolis antecipou em dois dias a vacinação de pessoas na faixa etária de 25 a 27 anos. Até esta sexta-feira, às 14 horas, o vacinômetro do governo do Estado mostrava que Fernandópolis havia aplicado 70.566 doses de vacina, número superior ao total da população que, segundo o IBGE, é de 69.402 habitantes. Foram 47.814 pessoas vacinadas (1ª dose), 21.281 (2ª dose) e 1.471 (dose única – vacina da Janssen). Somando primeira dose e dose única, a cidade atingiu o percentual de 71% da população já tendo recebido uma dose.
Pela programação da Secretaria Municipal de Saúde, entre os 10 a 16 de agosto será vacinado o público de 18 a 24 anos.
O efeito da expansão da vacinação já começa a ser sentido nos números. Depois de duas semanas de altas no final de julho, a semana entre os dias 31 de julho e 5 de agosto, houve registro de uma queda de 45% nos casos novos de covid. Foram 239 registros contra 435 da semana anterior.
Com a queda de casos e internações, o governo de SP anunciou a queda de novas restrições e libera a partir de terça-feira, dia 17 eventos sociais, corporativos e culturais.
Com a liberação, a partir do dia 17 de agosto, congressos, casamentos, formaturas poderão acontecer. Contudo, ficará a cargo dos municípios a fiscalização dos eventos e do cumprimento das regras sanitárias. Mesmo sem limite de ocupação, as autuações poderão ser aplicadas mediante o não cumprimento do distanciamento mínimo.