Saúde

Vacinação contra a gripe inicia no dia 4 de abril, anuncia governo



Vacinação contra a gripe inicia no dia 4 de abril, anuncia governo

Enquanto o Brasil avança na vacinação contra a Covid-19, o Ministério da Saúde anuncia para o dia 4 de abril o início da campanha de imunização contra a gripe.

Com a distribuição de 80 milhões de doses da vacina Influenza para a campanha nacional de vacinação, o MS prevê vacinar cerca de 76,5 milhões de pessoas nos grupos considerados prioritários. A previsão é que a campanha termine no dia 3 de junho.

Com o objetivo de prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e consequências nos serviços de saúde, a vacinação contra a gripe é uma estratégia do Governo Federal para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19.

A campanha acontecerá em duas etapas. O dia D de mobilização nacional está previsto para o dia 30 de abril.

A primeira etapa da campanha vai envolver idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde.

Na segunda etapa a partir de 3 de maio serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

população privada de liberdade.

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.