Saúde

Vacinação contra a Poliomielite acontece no sábado, 14



Vacinação contra a Poliomielite acontece no sábado, 14
A 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, programada para o próximo dia 14, é destinada a imunização de crianças menores de 5 anos. Em Fernandópolis a vacinação será realizada em todas as unidades de saúde e na Central de Saúde, das 8h às 17h. A campanha é uma parceria entre o Ministério da Saúde e todas as secretarias de Saúde estaduais e municipais.

No ano passado Fernandópolis atingiu a meta nacional, que era imunizar 95% das crianças com menos de cinco anos. Foram 3.621 doses aplicadas, o que corresponde a 95,1% da população nessa faixa etária. Para comemorar o bom desempenho, a diretoria municipal de Saúde organizou uma festa para as crianças, como uma forma de agradecer aos pais pela conscientização de levar seus filhos para tomarem a vacina e presentear a criançada com muita diversão e brincadeiras.

A poliomielite é uma doença grave que mesmo estando erradicada no Brasil desde 1994 a sua re-introdução ainda é presente. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o panorama atual da doença aponta um total de 1.308 casos em 17 países. Até abril deste ano, já foram confirmados 354 casos de poliomielite no mundo representando um aumento significativo se comparado ao mesmo período de 2007 quando foram registrados 130 casos da doença.

A vacina é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo, por isso a mobilização da população em favor da campanha é de grande importância. Além da vacina contra a pólio, também estarão disponíveis nos postos de saúde outras vacinas do calendário nacional, como a tetravalente (difteria, tétano, coqueluche e meningite), tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), hepatite B e rotavirus.