Geral

Vacinação contra gripe vai até o dia 9 de maio



A Campanha de Vacinação contra a Gripe para o Idoso iniciada dia 26 de abril prossegue até o dia 9 de maio em todo o Estado. Em Fernandópolis, a vacina direcionada para a imunização de pessoas acima de 60 anos, está disponível em todas as unidades básicas de saúde e na Central da Saúde. A meta da Secretaria de Estado da Saúde é vacinar 3 milhões de pessoas. A vacina é gratuita, basta apresentar a carteira de vacinação, caso não possuir uma nova será fornecida no local.

Durante a campanha, a população poderá realizar exames preventivos contra o câncer de boca. A idéia é aproveitar a estrutura organizada para a Campanha de Vacinação Contra Gripe. Até 9 de maio, quando a campanha de vacinação será encerrada, postos de saúde terão um especialista em saúde bucal para atender os idosos. Se houver a detecção de câncer a pessoa será enviada a um serviço de referência.

A campanha que acontece em todo o País desde 1999 este ano leva o tema “Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se”. Para Fernandópolis foram disponibilizadas 10 mil doses da vacina contra o vírus influenza que estão acessíveis à população das 8h às 17h nas unidades municipais de saúde.

A Prefeitura espera ultrapassar o número de 6.628 idosos vacinados no ano passado, o que representa 84% da população nessa faixa etária – 4% a mais do que a meta estabelecida pela Secretarial Estadual. Em todos os anos a campanha realizada pela Diretoria Municipal de Saúde tem alcançado números positivos. Em 2006 foram 7.317 pessoas o equivalente a 92% dessa população.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde apenas no primeiro dia de campanha, cerca de 570 mil pessoas foram vacinadas no Estado. Fernandópolis vacinou aproximadamente 1,8 mil idosos apenas no sábado, 26. Na região de São José do Rio Preto foram 33.590 doses aplicadas.

“A vacina contra a gripe não causa reações adversas graves e com ela se evita diversas complicações causadas pelo vírus da gripe. É de extrema importância que os idosos compareçam aos postos e tomem a vacina”, afirma o secretário estadual de Saúde, Barradas Barata.