Saúde

Variante Delta já circula na região, apontam estudos



Variante Delta já circula na região, apontam estudos

A variante Delta do coronavírus, considerada mais transmissível, já circula em Rio Preto e região. É o que apontam estudos feitos por pesquisadores ligados ao Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiado no trabalho do laboratório de virologia da Famerp e em estudos da Unesp local e de Botucatu entre 1º de julho e 11 de agosto, com amostras de Rio Preto, Bady Bassitt, Bálsamo, Catanduva, Cedral, Guapiaçu, Macaubal, Mirassol, Neves Paulista, Nova Aliança, Palestina, Tanabi, Uchoa, Urupês, Valentim Gentil e Votuporanga. Quatro das amostras apresentaram genomas definidos como variante Delta. A análise dos cientistas também apontou que a variante Gama, originária de Manaus, continua a ser a mais prevalente na região.

"A Delta tem aumentado muito em países de baixo índice de vacinação, como os Estados Unidos, onde 50% não tomaram a vacina. Em países bem vacinados, ela tem um aumento leve, permanecendo no patamar", afirmou secretário de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borin.

"Se tivermos grande parte da população vacinada com as duas doses, teremos um aumento, mas pelo que a gente está vendo, que isso não chegue perto do que foi a segunda onda, que foi terrível. Mas se não houver os cuidados necessários, ela vai pegar também, como pegou lá atrás", alertou o secretário.

A Delta é uma das variantes do Sars-CoV-2 que apresenta mutações genéticas múltiplas que a tornam mais transmissível. Para evitar a estigmatização contra os países de origem das variantes, a OMS passou a utilizar o alfabeto grego para nomear as respectivas mutações. A alfa foi identificada no Reino Unido; a beta, na África do Sul; a gama, no Brasil; e a delta, na Índia.