Saúde

Veja quando procurar a UBS e quando procurar a UPA



Veja quando procurar a UBS e quando procurar a UPA

A rede de atendimento de saúde do município de Fernandópolis é formada por UBSs – Unidades Básicas de Saúde – e a UPA – Unidade de Pronto Atendimento. Para evitar a sobrecarga da UPA, que funciona para atender emergências, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu lançar campanha de orientação à população sobre quando procurar a UBS e quando procurar a UPA – 24 horas.

Seguindo normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, as UBSs – Unidades Básicas de Saúde - são locais onde os usuários do SUS podem receber atendimento médico para diagnóstico e tratamento de cerca de 80% dos problemas de saúde. São nessas unidades que a população tem acesso a medicamentos gratuitos e vacinas, faz atendimento pré-natal, acompanhamento de hipertensos e diabéticos e de outras doenças, como a tuberculose e hanseníase. As UBS são a porta de entrada do SUS, contribuindo para o aumento da qualidade de vida e para a redução dos encaminhamentos aos hospitais.

Já a UPA – Unidade de Pronto Atendimento - funciona 24 horas e atende grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Quando o paciente chega à unidade, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico, seguindo o protocolo de urgência estabelecido na triagem (veja o quadro).

FONTE: SECOM