O ativista negro Evandro Luis Inácio que morreu nesta terça-feira, 25, na cidade de Rio Claro, vítima de infarto, será sepultado nesta quarta-feira, 26, em Fernandópolis. O velório será das 15 às 17 horas.
Evandro Luiz Inácio nasceu em Fernandópolis, de família tradicional. O seu avô, Antonio dos Santos, o Tonicão, foi o primeiro oficial de Justiça da cidade e comissário de menores.
O fernandopolense morava atualmente em Rio Claro onde era consultor da Faculdade Anhanguera Educacional.
Formado em Administração e Marketing pela Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) onde conheceu o ex-prefeito de Guarani d'Oeste Marco Caboclo sendo convidado a conduzir alguns projetos voltados a cultura afro no município.
Ele foi fundador e presidente do Conselho Municipal Afro de Fernandópolis. Em 2013, liderou a doação de 320 livros da coleção “Negro Retrato do Brasil” para a Prefeitura, destinados às escolas municipais e à Biblioteca Municipal.
Atualmente residia em Rio Claro interior de SP onde era o presidente da União de Negros e Negras Pela Igualdade (Unegro) daquela cidade.
Além de ser fundador do Conselho Afro de Fernandópolis, ele foi membro da 1ª Igreja Batista da cidade e ocupou cargo público na gestão da ex-prefeita Ana Bim na secretaria de Comunicação e Cultura
A Unegro Estadual emitiu nota de pesar. “Hoje perdemos um grande companheiro de luta. Evandro Luis Inácio, presidente da UNEGRO de Rio Claro, dedicou sua vida à resistência, à justiça e à defesa do nosso povo. Sua voz se cala, mas seu legado seguirá ecoando em cada passo da nossa caminhada”.
Em Rio Claro, Evandro recebeu homenagens durante o velório realizado até às 9 horas da manhã. Em seguida, o corpo foi transladado para Fernandópolis para as homenagens da comunidade de Fernandópolis. O sepultamento será às 17 horas.