Economia

Viajar de ônibus vai ficar mais caro a partir de quinta-feira



Viajar de ônibus  vai ficar mais caro a partir de quinta-feira

A Artesp  - Agência de Transportes do Estado de São Paulo -  autorizou aumento no preços das passagens de ônibus intermunicipais. O reajuste será de até 15% no Estadoe passa a valer a partir de quinta-feira, 9.

Segundo a agência, o aumento ocorre por conta da alta no preço do diesel e da inflação descontrolada. O reajuste aos usuários será de 10% para as linhas rodoviárias e 15% das suburbanas.

Em nota, a Artesp explicou o reajuste: “A Artesp informa que postergou os reajustes por mais de um ano e meio, por causa da pandemia. Contudo, eles são necessários a partir de 9 de setembro por causa das atuais altas no preço de insumos, em especial o diesel, que é impactado pelo dólar acima de R$ 5,10, e da inflação descontrolada de 9,3%, com impacto direto nos custos operacionais do Sistema de Transporte Intermunicipal de Passageiros do Estado de São Paulo. Os aumentos expressivos representariam a necessidade de reajuste de mais de 60% ao usuário final, mas os repasses serão menores aos usuários: reajuste de 10% para as linhas rodoviárias e 15% das suburbanas”.