Saúde

Vigilância Sanitária faz alerta sobre venda de anticoncepcional



Vigilância Sanitária faz alerta sobre venda de anticoncepcional
A Vigilância Sanitária municipal percorreu as 37 drogarias de Fernandópolis informando sobre a interdição da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na venda do anticoncepcional injetável Contracep em todo o País. Fabricado pelo laboratório farmacêutico SEM Sigma Pharma o medicamento teve sua comercialização e consumo interrompidos pelo prazo de 30 dias. Embora a resolução tenha sido publicada no site da Agência, a vigilância municipal percorreu os estabelecimentos advertindo a proibição e dando maiores explicações.

Análises enviadas ao Instituto Adolfo Lutz indicaram alterações como teor do princípio ativo, aspecto e volume insatisfatórios, de acordo com a matéria publicada no último dia 09 de novembro os laudos laboratoriais apontam que as amostras analisadas apresentavam-se de forma “geleificada”, dificultando a aspiração de todo o conteúdo do anticoncepcional contido na ampola. Por conta disso as consumidoras poderiam receber um volume menor do princípio ativo do medicamento, o que acarretaria riscos de inefetividade do contraceptivo.

Segundo a equipe da vigilância sanitária a maioria dos estabelecimentos já havia retirado o medicamento da área de comercialização, portanto não houve a necessidade de recolher os lotes, porém se houver alguma denúncia da venda irregular a drogaria será autuada.

Na publicação da Anvisa consta ainda que não havia até o momento nenhuma notificação sobre mulheres que engravidaram fazendo uso do medicamento e que as investigações e ações sanitárias tem o prazo de 30 dias para conclusão. Além disso, a orientação é para que as mulheres que fizeram uso há mais de quatro semanas e que estejam com ciclo menstrual em atraso sejam orientadas pelo profissional da saúde de sua confiança a fazer teste de gravidez e utilizar preservativos até obterem o resultado do exame que se for negativo a paciente deverá ser orientada a usar outros métodos contraceptivos adequados.

A suspensão dos lotes do produto é definitiva e tem validade imediata após a publicação feita pela Anvisa em Diário Oficial. Quanto ao recolhimento do produto é de responsabilidade do fabricante.