Geral

Violeiro Ivan Vilela faz show no Teatro Municipal



Violeiro Ivan Vilela faz show no Teatro Municipal
Nos próximos meses Fernandópolis receberá um circuito cultural que vai presentear a população com atrações artísticas de vários segmentos. Abrindo a temporada cultural, o Teatro Municipal Merciol Viscardi, receberá sexta-feira, dia 21 de setembro, o instrumentista Ivan Vilela. A apresentação musical abre a agenda cultural de eventos, promovida pela Prefeitura, através da Diretoria Municipal de Cultura para o fim de ano.

Marcado para as 20h da próxima sexta-feira, o show de Ivan Vilela acontece a menos de um mês do início da XIII Mostra Estudantil de Teatro de Fernandópolis, que vai reunir entre os dias 13 de outubro e 3 de novembro, cinco cidades e 20 peças teatrais abordando vários assuntos. Diariamente, as peças serão encenadas em dois horários: 14h e 20h. Os ingressos poderão ser adquiridos nas escolas que tiverem grupos participando da mostra.

Ivan Vilela compõe desde garoto. Sua identificação com o universo popular o manteve sempre em contato com festas tradicionais, refletindo em seu trabalho. Suas composições primam pelo resgate da música raiz e a maioria dos seus trabalhos mistura gêneros eruditos e populares, fazendo uma fusão singular desses estilos musicais. Em 1995, Ivan assumiu a viola caipira como instrumento solista. Iniciou então uma série de apresentações no Brasil e exterior, e foi se consagrando como um dos maiores expoentes da viola moderna. Desde então tem sido um dos responsáveis pelo trânsito da viola caipira a outros segmentos musicais. Já gravou vários discos, ao lado de grupos, orquestras e parceiros. Muitos conquistaram prêmios importantes da Música Brasileira.

Profissionalmente, além da composição e execução Ivan Vilela atua como diretor e arranjador da Oficina de Viola Caipira de Campinas e da Orquestra Filarmônica de Violas. Ele é idealizador da ONG Núcleo da Cultura Caipira e responsável pelo projeto de criação de um curso superior de música que utilize uma metodologia brasileira de ensino, proposta inédita no Brasil. É professor da USP, consultor musical do Museu da Pessoa e ministra cursos de viola caipira pelo Brasil afora. Entre suas composições constam mais de cem canções e uma Ópera Caipira.

Os ingressos para o show custarão R$ 10 e podem ser adquiridos na Diretoria Municipal de Cultura: Avenida Milton Terra Verdi, 420, piso superior – Jardim Santa Helena. Telefone 3442-3797.