Geral

Votuporanga debateu inclusão da TV Digital e democratização da informação



Votuporanga debateu inclusão da TV Digital e democratização da informação
Na ultima quinta-feira, 3, foi realizado um fórum sobre Democratização da Informação, abordando a inclusão da TV digital no Brasil, na Câmara Municipal de Votuporanga, mais uma produção da 6ª SEMANCOL, que teve início na última quarta-feira. Houve também a exposição “Mecanização” do artista plástico fernandopolense Ricardo Dias.

A mesa redonda foi composta por Matinas Suzuki Jr, filósofo e jornalista, que foi âncora do programa Roda Viva da TV Cultura, trabalhou por 16 anos na Folha de São Paulo, foi diretor editorial da Editora Abril e Professor na Faculdade de Comunicação Cásper Líbero e atualmente é diretor geral do Jornal Bom dia São José do Rio Preto.

Os outros participantes foram o deputado federal Júlio Semeghini, engenheiro eletrônico, com mais de 22 anos de experiência no Setor de Informática e Telecomunicações, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; membro suplente da Comissão de Finanças e Tributação; e Rogério da Costa, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e do Departamento de Ciência da Computação da PUC-SP.

O tema pertinente a todos e não apenas para os comunicadores sociais que adentram o mercado de trabalho, discutiram o poder da informação e de como é dada, e a contribuição da evolução tecnológica para os veículos de comunicação.
A inclusão da TV digital, segundo o deputado Júlio Semeghini, é um grande salto para a população brasileira, devido à larga abertura para novos empregos, valorização das produções independentes e do crescimento da veiculação de informação em massa.

Ela permite que uma única emissora de televisão, ocupando o mesmo espaço de freqüência, possa transmitir ao mesmo tempo até 6 programas de diversos segmentos. Além de proporcionar interatividade direta do telespectador.
Atualmente, há programas de vendas de variados produtos, onde o consumidor deve telefonar para a empresa e adquirir o produto. Já na TV digital o consumidor poderá efetuar as compras pelo próprio aparelho televisor, onde terá acesso a internet.

Com a grande concorrência que abrirá entre as emissoras e produtoras independentes, os participantes da mesa garantem que haverá sim, uma democratização da informação, já que todos terão acesso a TV Digital em canais abertos.
Estiveram presentes o presidente da Câmara de Votuporanga, Osmair Ferrari, e o prefeito Carlos Eduardo Pignatari. O fórum foi aberto a toda a população.