Saúde

Votuporanga descarta 20 casos suspeitos de coronavírus de uma só vez



Votuporanga descarta 20 casos suspeitos de coronavírus de uma só vez

A demora na divulgação dos resultados de exames para coronavírus é o principal motivo de reclamação dos profissionais de saúde e de desconfiança da população. Ontem, 23, o Instituto Adolfo Luts liberou a resposta aos primeiros testes da região.

Com o primeiro caso suspeito registrado no mesmo dia que Fernandópolis – 12 de março -, Votuporanga teve resposta para 20 de suas suspeitas - todas negativas - enquanto nós tivemos dois resultados divulgados, também negativos.

A proporção, no entanto, é bem diferente. Enquanto Fernandópolis registrava 15 suspeitas da doença, a cidade vizinha estava com 53 casos em alerta. Com os casos descartados os municípios aguardam, respectivamente, a resposta para outros 13 e 33 exames também encaminhados ao Instituto Adolfo Luts.

O Boletim epidemiológico de Votuporanga, no entanto, trouxe um dado alarmante. Dos 33 suspeitos remanescentes, cinco estão internados na Santa Casa local com Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo que dois deles – um homem de mais de 80 anos e uma mulher entre 60 e 69 anos – estão na UTI – Unidade de Terapia Intensiva – respirando com o auxílio de aparelhos.