Geral

Votuporanga reabre comércio para o Dia das Mães



Votuporanga reabre comércio para o Dia das Mães
Foto: Jornal A Cidade

O prefeito João Dado, de Votuporanga, publicou decreto na tarde desta quarta-feira, 6, no Diário Oficial do Município, permitindo a abertura de estabelecimentos comerciais não essenciais entre os dias 7 e 10 de maio. Como argumento para decisão, o prefeito disse que usou as condições positivas do índice de isolamento social do município para liberar o comercio às vésperas do Dia das Mães.

Segundo o decreto, ficam permitidas as atividades dos estabelecimentos que comercializam produtos de cama, mesa e banho, bazar, armarinhos, confecções, calçados, vestuário de inverno em geral e aquecedores de ambiente. A partir de 11 de maio de 2020, as atividades ora flexibilizadas retornam às condições anteriormente decretadas pelo Governo do Estado.

Para o atendimento dos serviços não essenciais, o decreto diz que os estabelecimentos terão de respeitar as mesmas medidas que estão sendo tomadas pelos serviços essenciais, como garantir a área mínima livre de 2 metros quadrados por cliente dentro do estabelecimento, mediante a distribuição e controle de senhas.

Além disso, o decreto destaca o fornecimento de máscara facial, pelos titulares ou responsáveis pelos estabelecimentos comerciais, a todos os seus funcionários em atividade, em quantidade suficiente para uso obrigatório durante todo o período do expediente e somente permitir que os clientes adentrem o estabelecimento se estiverem fazendo uso de máscara facial.

Os empresários também devem disponibilizar aos clientes, na entrada, álcool em gel 70% para higienização das mãos

Para todos os estabelecimentos com filas externas ou internas de atendimento, o decreto diz que deverá ser respeitada e demarcada a distância mínima de 1,5 metro entre os consumidores, evitando-se aglomeração, restando ao estabelecimento, responsabilidade pelo cumprimento de tais regras. Será permitida a entrada de apenas um membro adulto por família, nos termos do decreto.

Para a determinação, o prefeito João Dado disse no decreto que o município se encontra em plena capacidade de atendimento de sua população, por sua rede de saúde, com 19 equipamentos respiradores destinados ao tratamento de casos graves de Covid-19 em UTIs dos hospitais do município e dois pacientes graves em respiradores, sem qualquer registro de óbito até o momento.

Também foi considerada a condição positiva de Votuporanga nos índices de isolamento social, como o município da região que melhor está classificado, com índices acima de 50% no período de 21 de março de 2020 até 06 de maio de 2020.

Segundo o último índice, na terça-feira, 5, Votuporanga atingiu 52% de adesão ao isolamento social. No mesmo dia, outras cidades da região, como Rio Preto e Catanduva atingiram um dos piores índices do Estado com 39%. O pior índice foi de Limeira (SP) com 38%.

Votuporanga tem 20 casos confirmados de coronavírus e outros oito casos suspeitos que estão em investigação. (Com Diário da Região)