Agricultura e Pecuária

“Vou trabalhar pelos produtores rurais”, diz novo secretário da Agricultura



“Vou trabalhar pelos produtores rurais”, diz novo secretário da Agricultura

O engenheiro agrônomo Micael Tonissi assumiu o cargo de secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento com o compromisso de trabalho com os produtores rurais de Fernandópolis.

Com a experiência de quem já prestou serviços na Secretaria da Agricultura por 11 anos, com passagem em São Paulo na Secretaria Estadual da Agricultura e Ceagesp. De volta a Fernandópolis assume a pasta com conhecimento de causa.

“É um desafio e Deus faz as coisas no momento certo. Chegou minha hora, plantei essa semente lá atrás e vou trabalhar para ajudar os produtores rurais”, disse Tonissi na sua primeira entrevista à Rádio Difusora FM após a posse.

Na sua visão, o cenário rural da região mudou muito desde 2002 quando chegou na secretaria de Agricultura convidado pelo então secretário Marcos Mazeti, hoje presidente do Sindicato Rural, que bancou junto com Paulo Okuma sua indicação para o prefeito André Pessuto.

Micael lembra a importância do agro para a economia. “Foi o agro que segurou as pontas durante a pandemia, garantindo a comida que chega às nossas mesas. Hoje nós temos um novo cenário formado por uma centena de horelicultores que estão abrigados em cooperativa e associação de produtores, investindo na agricultura familiar. Hoje temos uma cadeia produtiva que abastece a nossa merenda escolar. Temos que apoiar esses produtores garantindo estradas para escoamento da produção e auxiliando com a patrulha agrícola”, destacou.

“O forte nosso é a patrulha agrícola que atende o pequeno produtor rural. É cobrada uma taxa e a gente executa serviços nas propriedades. É um trabalho de apoio aos produtores”, cita.

Com uma malha rural com mais de 400 km, Micael diz que agora, na seca, é o momento de preparar as estradas para o período das chuvas. “Na época das chuvas, a gente faz um estudo dos pontos críticos e agora, na seca, a gente atua para minimizar e corrigir os problemas para que na próxima estação das águas, o problema não se repita”, explicou

Citou a importância do programa Melhor Caminho do governo do Estado que concluiu dois trechos no município, beneficiando as estradas rurais que demandam para Meridiano e Pau Roxo.

“Agora temos o Melhor Caminho para a estrada do Gralha e do Lajeado. A do Gralha é acesso para muitas propriedades que na época da chuva ficam isoladas. Estamos coletando toda essa documentação de anuência dos produtores para levar para a Secretaria Estadual da Agricultura para que seja dada a ordem de serviço para a execução do projeto”, acrescentou.