Geral

Zezão, o presidente boa-praça do Lions “Cidade Progresso”



Zezão, o presidente boa-praça do Lions “Cidade Progresso”
José Angelo, o Zezão da Dip, é velho conhecido dos moradores da cidade. Afinal, é difícil encontrar alguma casa comercial que não tenha tido a fachada pintada por ele. Zezão já foi locutor de rádio e, poucos sabem, ator amador. É apaixonado pela natureza, pela música e pelas pescarias. Com seu jeito sereno, ocupa atualmente o cargo de presidente do Lions Clube Cidade Progresso. Em junho deste ano chega ao fim sua gestão, que será seguida pelo pediatra Paulo Eduardo Zucarelli. Contando sempre com o apoio da esposa Maria Célia, do filho Vinicius e dos leões e domadoras do clube, ele contabiliza um ano cheio de realizações. Amanhã o clube realiza a quinta edição da “Costelada”, um evento de sucesso, que reúne mais de 700 pessoas.

CIDADÃO: Este ano você completa 15 anos de Lions, o que te levou a fazer parte de um clube de serviço?
JOSÉ ANGELO: Sempre gostei de ajudar as pessoas, de servir à comunidade. Foi a maneira que encontrei de doar o meu tempo para fazer o bem. Acho que todas as pessoas deveriam buscar um caminho para amparar o semelhante, seja em um clube de serviço, uma entidade.

CIDADÃO: Os clubes de serviço sempre fazem promoções a fim de conseguir verbas para ajudar os mais necessitados. O Lions Cidade Progresso usa bem desse artifício. Quais os eventos mais importantes do clube?
JOSÉ ANGELO: Temos vários eventos, mas os mais marcantes e que atraem maior público são a Festa do Chope, onde vendemos o convite válido para duas pessoas e servimos além de bebida, porções de carne e frango frito, a Costelada, que terá amanhã mais uma edição, a Semana do Trânsito, através da qual buscamos educar os motoristas e pedestres, a barraca de pizza, que é comandada pelas domadoras, e a Semana da Saúde, que neste ano acontece em parceria com a prefeitura municipal.

CIDADÃO: Essa Semana da Saúde visa o quê, especificamente?
JOSÉ ANGELO: Contamos com profissionais da área, como médicos e enfermeiros, e realizamos alguns exames. Neste ano teremos um diferencial que é o exame de detecção do câncer de pele. Muitas vezes a equipe encontra algum probleminha e a pessoa é orientada a procurar o médico de sua confiança ou um especialista. Acredito que essa ação ajude muitas pessoas a descobrir e evitar problemas mais sérios. Ainda não definimos data nem local para esse evento, mas decidiremos em conjunto com a Ligia Barreto, diretora de saúde do município.

CIDADÃO: As semanas de orientações são gratuitas, mas em que são usadas as verbas arrecadadas com as outras promoções?
JOSÉ ANGELO: Todos os dias chegam ofícios no clube pedindo por ajuda. Procuramos atender o máximo que podemos. Muitas vezes usamos o dinheiro do caixa, conseguido com a barraca da pizza, por exemplo. Quando o pedido é maior esperamos os eventos maiores.

CIDADÃO: Como funciona a barraca da pizza?
JOSÉ ANGELO: Essa barraca fica na praça da matriz, sempre nos sábados em que o comércio fica aberto até às 18 horas. As domadoras é que são responsáveis por ela. A renda da última “pizzada” foi para o Movimento Familiar Cristão. Atualmente eles estão usando nosso espaço na praça para vender as pizzas com a renda revertida diretamente para eles. Essa é uma outra maneira de ajudar também.

CIDADÃO: Amanhã é dia de Costelada. Como estão os preparativos?
JOSÉ ANGELO: Bom, estamos trabalhando bastante. Preparamos cerca de 700 refeições. É o que conseguimos reunir em festas como a do chope e essa.
CIDADÃO: Vai ter costela para todos os gostos?
JOSÉ ANGELO: Vai (risos). Costela assada, recheada, frita, vaca atolada, além da salada é do arroz.

CIDADÃO: Quanto é preciso de ingredientes para preparar tanta comida?
JOSÉ ANGELO: É bastante coisa mesmo (risos). Só de costela são 530 quilos, mais 30 quilos de arroz, 20 quilos de farofa, 50 maços de verdura em folha, 30 quilos de cebola e 3 caixas grandes de tomate. Fora os outros ingredientes.

CIDADÃO: E quem coloca a mão na “costela”?
JOSÉ ANGELO: Quem prepara a comida são as próprias domadoras do clube e mais três ajudantes que também trabalham bastante. Além da preparação, as domadoras também ajudam a decorar, arrumar os aparadores e servir as pessoas. Ninguém fica de fora.

CIDADÃO: E os homens?
JOSÉ ANGELO: Ah! Nós também trabalhamos duro! Na verdade, temos as comissões formadas. Esta é presidida pelo Edson Peroni, mas não tem moleza para ninguém. Eu, por exemplo, sou um dos responsáveis pela vaca atolada.

CIDADÃO: A renda desse evento já tem destino certo?
JOSÉ ANGELO: Tem, dessa vez iríamos comprar uma modeladora de pães para a AVCC, mas uma outra pessoa doou o equipamento e nós ficamos imensamente felizes porque sabemos que a venda dos pães é uma das fontes de renda certa da entidade e mesmo com a colaboração de voluntários que se doam de corpo e alma para o preparo do alimento, o processo é todo feito a mão, tudo artesanalmente, então com esse equipamento além de facilitar a modelagem possibilitará aumentar a quantidade feita, o que automaticamente faz crescer também a renda da instituição, que depende muito das doações. A turma de voluntários responsável pelo pão se encontra na AVCC às quartas-feiras e dão conta de uma produção de aproximadamente 170 pães por dia, além das encomendas como acontece, por exemplo, com os pães pequenos, vendidos em porções, disponibilizados em saquinhos. Os pães são vendidos a R$2,00. Esperamos que a produção cresça significativamente, pois o clube tem consciência de que esse dinheiro se converte em benefício aos doentes cadastrados, que recebem alimento e remédio. Agora vamos doar um outro equipamento, talvez um forno para assar os pães já que o que tem lá não está mais comportando a demanda. O que temos certeza é que a doação será no mesmo valor que seria anteriormente.

CIDADÃO: No convite vocês deixam claro que não fornecem marmitas. Isso é freqüente quando a promoção é beneficente, por que?
JOSÉ ANGELO: Não fornecemos marmitas porque queremos que as pessoas participem do evento, que sintam o espírito solidário, que confraternizem, afinal de contas, elas compraram o convite não só para almoçar, mas também para colaborar, para fazer a sua parte na sociedade. Queremos que essas pessoas se encontrem para que percebam sua participação, é só isso! Acho que os outros clubes e entidades possuem pensamento semelhante.

CIDADÃO: As pessoas que ainda não compraram os convites podem adquiri-lo na hora?
JOSÉ ANGELO: Perfeitamente. Estaremos com alguns convites na portaria da Casa de Portugal. O preço também é bem convidativo. São R$10,00 para adultos e crianças até 8 anos não pagam. O almoço será das 11h30 às 13h30.