Boa de Garfo

25 de outubro é dia do “Macarrone da Mama”



25 de outubro é dia do “Macarrone da Mama”
O macarrão de abobrinha é saudável e tão fácil de fazer quanto um miojo

Na próxima terça-feira, 25, é celebrado o Dia Mundial do Macarrão e nós, brasileiros, somos o terceiro maior produtor mundial de macarrão, segundo estudo da Organização Mundial de Pasta (IPO). Apesar da altíssima produção nosso consumo ainda está muito longe dos italianos, que já chegaram a consumir mais de 25 quilos por pessoa ao ano, enquanto aqui em terras tupiniquins o consumo não passa de 6 quilos.

A variedade de formato das massas e seus recheios vão desde as mais tradicionais até combinações inusitadas, fitness e, inclusive aquelas criações com aquilo que você já tem em casa. E confesso, essas são as melhores! No último domingo, preparei um macarrão fusilli, o popular parafuso, com molho de tomate, carne de churrasco do dia anterior bem picadinha e calabresa. Antes de misturar o molho à massa adicionei mussarela picadinha e azeitona verde e preta. Então adicionei o molho e por cima o queijo ralado. Não sobrou nada na panela! Todo mundo amou!

O talharim com molho al limone legumes fica delicioso, refrescante e a cara do verão

Outra invenção de um dia desses foi um talharim com molho al limone com legumes e ervilhas frescas. O molho é bem simples, a base de manteiga, limão e creme de leite. Os legumes fiz salteados no azeite. Bastou misturar tudo e finalizar com raspinhas de limão. Fica bem leve, refrescante e ácido! É um prato que tem a cara do verão. Colorido, fresh e delicioso. No lugar de legumes, pode deixar só o molho ou acrescentar camarões também. Um luxo para servir num almoço em um belo dia de sol.

O fettuccine com molho bechamel e alho poró tem sabor delicado e elegante

O fettuccine também é um formato de macarrão que amo e acho que combina super com molho branco. Sei lá, acho que fica mais xiketoso do que com molho de tomate. Outro dia resolvi ousar e fiz a massa com molho bechamel e alho poró. Quem é do time que torce o nariz para o molho branco (tipo meu pai), quando faço com aquele toque especial de noz moscada ama e nem reclama! (risos). Os detalhes, o tempero e o carinho fazem toda a diferença.

Agora, se você está naquela dieta bem restrita de carboidrato ou glúten, minha dica é o macarrão de abobrinha com molho de tomate caseiro. Costumo usar a abobrinha italiana e para fazer o espaguete é preciso ter o cortador. Existem vários modelos no mercado, mas o meu é um que parece um apontador de lápis. É só ir girando a abobrinha que já sai o macarrão pronto. Simples assim. O preparo é mega rápido, tipo miojo! Adicione azeite na frigideira e coloque o macarrão e deixe ele cozinhar por cerca de três minutinhos, ou até que esteja no ponto do seu gosto. Tempere com sal e pimenta do reino, adicione o molho e prontinho! Além de delicioso fica lindinho.

A salada de macarrão no pote é uma opção para levar para o trabalho

Vamos mais adiante agora. Você já gosta de salada de macarrão? E, se ela vir no copo? Penne, tomate cereja, palmito, queijo ralado, alface roxa e pesto de manjericão. É uma opção ótima para levar pro trabalho ou na bolsa térmica da viagem, para não comer bobeira na estrada. Olha, fica um escândalo de bom!! Levinha e cheia de sabor.

Claro que não deixaria vocês sem uma receitinha! Essa é bem colorida com uma combinação deliciosa. Bora colocar as mãos na massa?

Talharim com Rúcula e Nozes

Talharim com Rúcula e Nozes
Talharim com rúcula e nozes (Foto: Receitas Nestle)

Ingredientes

4 tomates maduros sem sementes cortados em cubinhos

4 colheres (sopa) de azeite

4 colheres (sopa) de azeitonas pretas sem caroço cortadas em rodelas ou picadas

1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco

2 colheres (sopa) de nozes tostadas e picadas

2 colheres (sopa) de manjericão picado

meia colher (sopa) de MAGGI® Fondor

1 pacote de macarrão tipo talharim

1 maço de rúcula limpo e cortado em pedaços

4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Em um recipiente grande, misture os tomates, o azeite, as azeitonas, o vinagre, as nozes e o manjericão e tempere com o MAGGI Fondor Reserve.

Cozinhe o talharim em cinco litros de água fervente temperada com sal até ficar al dente.

Escorra e reserve meia xícara (chá) da água do cozimento.

Junte o macarrão, a água reservada e a rúcula aos tomates reservados e misture bem.

Sirva a seguir, polvilhado com o queijo ralado.

Fonte: Receitas Nestle

Boa de Garfo - Giovanna Simioli