Considerada a rainha das frutas tropicais, a manga é uma das minhas frutas queridinhas e, quem também gosta, pode comemorar. As mangueiras já estão carregadas de frutos!! Além de muito saborosa e suculenta, a fruta é rica em vitaminas, sais minerais além de muitas fibras.
Tem quem acredite que a manga é brasileira, mas na verdade ela surgiu na Índia e Filipinas e trazidas ao Brasil pelos portugueses. A explicação para ter dado tão certo aqui é o clima. A mangueira precisa ser cultivada locais com temperatura quente, o que é possível em praticamente em todas as regiões do nosso país.
Com cerca de 1.600 variedades de manga no mundo, o Brasil possui cerca de 30 delas e entre as mais populares estão a rosa, tommy, palmer e a espada, que é a minha favorita por sua doçura e suculência. Outra que amo de paixão, mas que é mais difícil encontrar, é a manga maçã, que tem esse nome devido ao formato que lembra uma maçã. Ela não possui os fiapos, é extremamente saborosa e docinha.
Gostar de manga é coisa de família, viu! Na minha família veio desde as minhas avós, minha mãe, e agora eu e minhas irmãs também somos apaixonadas. Inclusive um dos passeios preferidos da minha vó Tonha quando vinha passear por aqui era ir colher manga no pé! Era uma farra daquelas que jamais serão esquecidas.
Além de saborear a fruta, a manga também está muito presente na gastronomia. Desde a mais simples como uma salada colorida até um elegante risoto de camarão com manga. Aliás, a fruta combina muito com receitas que vão camarão, peixe e carne suína e dá um toque agridoce aos preparos. Outra dica é o ceviche de manga. Uma opção vegana que possui o contraste entre o doce, a acidez e a picância da pimenta. Bom demais da conta!
Falando em agridoce, outra delícia é o chutney de manga, que nada mais é do que um molho agridoce de origem indiana, que é feito, basicamente, com frutas, pimenta e açúcar. E, quando falamos em geleia, a minha preferida é aquela que mistura manga com maracujá. A combinação é perfeita para acompanhar queijos, em especial do tipo brie.
No quesito sobremesas, a manga é extremamente versátil. Por ter uma textura encorpada, a fruta permite preparos nas versões picada e em creme em uma única receita. Para os adeptos de uma alimentação saudável o sorvete de manga é uma opção natureba para refrescar do calor. Basta congelar a fruta em pedaços e depois bater no processador. Fica dos deuses. Outra dica é fazer suco da fruta com hortelã ou maracujá.
Tem muita manga madura? A dica é descascar e congelar os pedaços em saquinhos. Dá para fazer inúmeras receitas e dura muito mais tempo congelada. Na casa da mamis durante a temporada de manga, que vai do final do mês de setembro até janeiro, sempre tem o congelador repleto de porções prontinhas para consumir.