Que essa colunista que vos fala é apaixonada pelo universo artesanal, não preciso nem dizer, né? E a gastronomia obviamente ocupa boa parte do meu coração. Confesso que, como organizadora da CriArte – Feira de Arte e Gastronomia, nas primeiras edições, lá em 2015, tive uma enorme dificuldade de encontrar esses produtores de comida artesanal aqui na região. Em 2019 começou a aparecer mais e agora temos muitos e, pasmem, maravilhosos!
Hoje, temos os queijos premiados internacionalmente da queijaria Jeito de Mato que, inclusive, é a única representante da região turística Maravilhas do Rio Grande a integrar a Rota do Queijo Paulista. A queijaria está presente nas melhores feiras de todo o estado e, claro, de Fernandópolis. Também temos o Bolo de Vida, que dispensa comentários, né? É o melhor e ponto! As massas do Pastifício Maestro conquistaram o paladar dos visitantes das feiras com opções em massas recheadas e talharim com molhos deliciosos.
Mas, temos muitas novidades também. A Delícias da Si, participou pela primeira vez da CriArte no ano passado com a gastronomia árabe e seus combos especiais, coalhadas, antepastos e pão sírio que fala sério! Impossível viver sem. Ela viciou e estará na CriArte esse ano mais uma vez. Eu ouvi amém? As geleias da Tia Rosa também chegaram chegando com a variedade, qualidade e com uma alegria deliciosa e hoje participa das melhores feiras de Fernandópolis.
Nas andanças pelas feiras da vida, conhecemos pessoas, histórias e paladares incríveis. E assim foi que conheci a Bia Borges e o Tales Catelani. Eles são produtores de cogumelos shimeji, os “Cogumelos Coloniais”. Nas feiras e casal comercializa além do shimeji, produtos feitos com o cogumelo como: antepasto, pastel, hambúrguer vegano, kibe, torta e, claro, o tradicional shimeji na manteiga. Sim, dá vontade de provar tudo!
Uma doce surpresa foi a história da Jéssica, do ateliê Doces Suspiros, que se mudou para Fernandópolis há um ano e sete meses, ela morava em Campo Grande/MS, e, obviamente já conquistou geral com sua arte. Digo arte pois, é impossível não considerar artista uma mulher que transforma suspiro em personagens cheios de sabor e muito amor! Já provei e virei fã, viu!
Uma das novidades nas feiras são as Delícias em Chips, da Glau Lopes, que produz de forma artesanal chips de batata, banana e batata doce. Fala sério, esses chips têm tudo a ver com a cultura das feiras. Além de deliciosos e fresquinhos, são possuem conservantes e aditivos que os salgadinhos industrializados vem. O duro vai ser comer um só né? (risos)
A “Chefa House” Haillayne de Jesus Alves, faz o melhor yakissoba que você irá comer na vida! Seguindo os caprichos de uma mãe oriental, o prato é preparado na hora durante as feiras e possui como diferencial a massa, que foi escolhida para lembrar o Lámem e, claro, o molho tradicional da casa. Segundo Haillayne, os orientais estão gostando e ficam admirados. “Eles veem trocar ideia e aprovando. Isso me deixa muito satisfeita”, disse a Chefa.
A coluna de hoje foi apenas um aperitivo para convidar você para visitar as feiras de artesanato e gastronomia de Fernandópolis e região. Tenha certeza que irá se surpreender com a energia, os sabores e as histórias.